O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, veio a público anunciar que vai haver policiamento para todos os jogos que sejam sinalizados nesse sentido por parte das associações distritais e dos árbitros.
«A partir deste momento, qualquer jogo que seja identificado pelas associações distritais de futebol, pelos árbitros, mas também com o acompanhamento do Instituto Português do Desporto e da Juventude, e que seja sinalizado como um jogo em que se requeira o policiamento, esse policiamento existirá», disse João Paulo Rebelo, que também comentou o elevado número de agressões a árbitros no futebol português.
«Não é para desvalorizar, são faltas graves, é algo profundamente lamentável e condenável esta questão das 44 agressões [a árbitros] que já estão registadas este ano. Mas é bom pôr isto em perspetiva: são 44 agressões em cento e tal mil jogos na época desportiva», acrescentou.
O Secretário de Estado do Desporto, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de atribuição da medalha de mérito desportivo ao selecionador nacional de hóquei em patins, Luís Sénica, esclareceu que acertou todos os detalhes sobre o policiamento dos jogos de futebol numa reunião efetuada com a Secretária de Estado da Administração Interna.
Entretanto, João Paulo Rebelo entregou a medalha de mérito desportivo a Luís Sénica, «uma das boas razões para se falar de desporto». «Estamos aqui a homenagear o que verdadeiramente interessa no desporto. Nos últimos dias - como têm acompanhado todos - temos falado de desporto não pelas melhores razões. O despacho que justifica a atribuição desta medalha de mérito desportivo, no fundo, enuncia por que razão foi atribuída esta medalha ao Luís Sénica», disse ainda o secretário de Estado da Juventude e Desporto.