O médio Mineiro é o mais recente reforço da Académica para a nova época, revelou ao Maisfutebol o empresário do atleta, Toni Gama. O agente falou ainda da duração do contrato e também da percentagem que caberá ao ex-clube do brasileiro.

«O Mineiro deixou o Vitória da Bahia e vai assinar por duas épocas, sendo que o clube vai ficar ainda com 30 por cento dos direito económicos do jogador», desvendou o agente, em declarações ao nosso jornal.

Lucas Alberto Pereira da Silva, ou simplesmente Mineiro, por ter nascido em Montes Claros, no estado de Minas Gerais, tem 22 anos, 1, 73 m e 69 quilos, e fez praticamente toda a carreira no Vitória, à exceção do ano de 2013, quando foi emprestado ao Ceará.

«É um volante [médio] muito rápido, que faz golos. Tem um estilo parecido ao do Ramirez, da seleção. O tipo de jogador que vai para dentro, se envolve nas jogadas, e marca. Ele tem muita qualidade. Quando chega em Coimbra? Na semana que vem», garantiu.

Cristiano também vem para Coimbra

O guarda-redes Cristiano também vai reforçar a Académica. Sérgio Conceição queria mantê-lo no Sp. Braga, mas foi o próprio que manifestou o desejo de deixar o clube para poder ter maiores possibilidade de jogar.

A chegada do jovem (23 anos) atleta serve para colmatar a saída de Peiser, habitual suplente da Briosa, e que não renovou contrato. O sucessor de Ricardo está, contudo, a ser negociado no Brasil: os estudantes pretendem um atleta experiente e que lhes possa dar mais garantias depois da transferência do guardião titular para o FC Porto.

Cristiano Pereira Figueiredo nasceu em Munique, na Alemanha, mas veio cedo para Portugal, tendo passado pelas camadas jovens do Penalva do Castelo, Ac. Viseu e da própria Briosa, onde jogou uma época, como juvenil, antes de terminar a formação já em Braga.

Foi internacional sub-21, esteve cedido ao Vizela e ao Valência entre (2010 e 2012), antes de voltar ao Minho, onde tem estado, sobretudo, ao serviço da equipa B arsenalista. Na época passada, fez 14 jogos, cinco deles pela formação principal, entre Liga e Taças, e nove pela «bês».

O guardião é o sexto reforço da Académica para a nova época, depois de Hugo Seco (ex-Benfica e Castelo Branco), Ricardo Nascimento (ex-Moreirense), Oualembo (ex-Lechia Gdansk), Mineiro (ex-Vitória da Bahia) e Aderlan (ex-Corinthians Alagoano). Este último chega domingo a Coimbra, para cumprir exames e ser oficializado como contratação pelo clube.