O relatório e contas dos três grandes relativo ao primeiro trimestre da época permite, por exemplo, fazer uma comparação entre a dívida que cada um declarou ter ao bancos.
 
Ora nesse sentido, a primeira conclusão a tirar é que a dívida do Benfica, no seu total, é superior ao que foi declarado por Sporting e FC Porto juntos.
 
O Benfica, que é o único dos três grandes que apresenta estes valores auditados, tem uma dívida de 317,756 milhões de euros, sendo que 198 milhões são de dívida corrente e 119 milhões são de dívida não corrente.
 
O Sporting apresenta uma dívida total aos bancos de 179,327 milhões de euros, sendo 147 milhões de dívida corrente e 31 milhões de dívida não corrente.
 
O FC Porto, por fim, é o que tem a menor dívida aos bancos. A SAD azul e branca declarou uma dívida total de 126,973 milhões de euros, dividida entre 91 milhoes de dívida corrente e 35 milhões de dívida não corrente.

Sporting diz que triplicou receitas com mudança de marca desportiva
Sabia que Matias Fernández ainda pode dar dinheiro ao Sporting?

 
FC Porto e Sporting juntos, portanto, têm uma dívida total de 306 milhões de euros aos bancos, enquanto o Benfica tem uma dívida de 317 milhões.
 
Estes valores, refira-se, incluem todas as formas de empréstimo: empréstimos bancários, factoring, letras descontadas, empréstimos obrigacionistas, empréstimos por obrigações não convertíveis e empréstimos de valores obrigatoriamente convertíveis.

FC Porto: saiba quanto custaram Evandro, Marcano e Otávio
 
No entanto, e isto é fundamental, há um ponto que tem de ser levados em conta: o Benfica tem a dívida da construção do estádio na SAD, pelo que entra no relatório e contas.
 
Pelo contrário o Sporting, por exemplo, tinha a dívida relativa à construção do novo Alvalade no clube e só com a fusão da reestruturação financeira vai passar para a SAD. É provável que no próximo relatório e contas já surja a dívida o estádio.
 
O FC Porto, esse, ficou com uma dívida de construção do Estádio Dragão inferior aos rivais ao abrigo do projeto EuroAntas.
 
Este facto explica aliás que o Benfica tinha uma dívida não corrente de 119 milhões, contra 31 milhões do Sporting e 35 milhões do FC Porto.