O Belenenses é o primeiro clube da Liga a entrar com os dois pés na temporada 2015/16, já na próxima quarta-feira, com a realização dos habituais exames médicos, antes dos primeiros treinos, sob a orientação de Ricardo Sá Pinto, marcados para o Estádio do Restelo. Não há tempo a perder, uma vez que o plantel dos «azuis» sofreu uma forte remodelação e o primeiro jogo oficial, relativo à primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, é já dentro de pouco mais de um mês.

Sá Pinto: «Vamos ter hora para entrar mas não para sair»
 
A última semana tem sido intensa com a nova equipa técnica, em consonância com o diretor desportivo José Luís, a acertar os últimos detalhes, quer de logística, quer de acerto do plantel que, apesar dos muitos reforços garantidos, está ainda longe de estar fechado. Até ao momento estão garantidos dez reforços e um regresso, praticamente uma nova equipa, mas há ainda muito por decidir, uma vez que há jogadores a terminar contrato no final do presente mês. Nesta altura, contando com jogadores emprestados e em final de contrato, o Belenenses tem 46 jogadores disponíveis, um número que vai ser substancialmente reduzido nos próximos dias.

Sá Pinto apresentado no Belenenses: «Queremos sonhar»
 
A maior parte das caras novas chega de equipas de escalões inferiores. As exceções são o regresso de Deyverson, que está de volta ao Restelo depois de um ano de empréstimo aos alemães do Colónia [8 jogos/1golo], e as contratações de Rúben Pinto (ex-Paços), que rescindiu com o Benfica, e João Vilela (Gil Vicente), que terminou uma longa ligação ao clube de Barcelos. A este grupo pode ainda juntar-se Tonel que, apesar de na última temporada ter jogado na II Liga (Feirense), também tem uma forte experiência no primeiro escalão e na Europa.


João Vilela: «Estou muito motivado para trabalhar com Sá Pinto»
 
Os primeiros dias de trabalho serão dedicados a exames médicos e trabalho físico, com o plantel dividido em dois grupos, mas depois começa a doer, com treinos bidiários, de manhã e à tarde, à porta fechada no Estádio do Restelo, até 6 de julho, dia em que os «azuis» se mudam com malas e bagagens para Fornos de Algodres onde vão realizar um estágio de uma semana.

Será nesta última fase que Sá Pinto vai começar a trabalhar aspetos táticos e a formação de um onze-base para atacar a Liga Europa no final do mês. O jogo da primeira mão será a 30 de julho [sorteio a 17 de julho], mas até lá Sá Pinto já tem marcados quatro «ensaios» com o Sp. Covilhã, Académico Viseu, Estoril e V. Setúbal.


 
Belenenses 2015/16
Treinador: Ricardo Sá Pinto
Reforços confirmados (plantel 2014/15): Ricardo Ribeiro (olhanense), João Amorim (Académico), Tonel (Feirense), Rafael Floro (Sheffield Wednesday), João Vilela (Gil Vicente), André Sousa (Académico), Rúben Pinto (Paços Ferreira), João Traquina (Sp. Covilhã), Tiago Almeida (Académico), Deyverson (Colónia) e Jackson (Charneca).
Estágio: Fornos Algodres (6 de julho)
Primeiro jogo oficial: primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa (30 julho)