O Benfica reagiu esta noite à ação interposta por um sócio do clube, Jorge Mattamouros, contra Luís Filipe Vieira, por violação dos estatutos.

Em comunicado, a direção dos encarnados mostra-se «profundamente indignada» e garante que o autor da ação que pretende a destituição de Vieira «sofrerá todas as consequências patrimoniais e associativas».

Visado pelo comunicado, Noronha Lopes, antigo candidato à presidência, reagiu, como pode ler no fnal do texto. 

Leia o comunicado na íntegra:

«Perante este anúncio, de uma Ação com vista à destituição de todos os Órgãos Sociais, Presidente incluído, cumpre ao Sport Lisboa e Benfica adotar as seguintes posições:

1 – A Direção do Sport Lisboa e Benfica está profundamente indignada com mais um atentado à dignidade da instituição;

2 – Para agredir o SLB, por via judicial, basta ter papel, lápis, advogado e pagar as custas;

3 – Como se vê, toda a calúnia pode chegar a Tribunal, mesmo que desprovida de qualquer fundamento;

4 – O autor desta Ação sofrerá todas as consequências patrimoniais e associativas por agredir o Benfica com a única finalidade de se promover.

5 – É tempo, de uma vez por todas, para quem perdeu as eleições aceitar os resultados ditados pelos sócios e respeitar o mandato em curso.

6 – Cumpre ainda esclarecer todos os sócios do Benfica que o autor desta Ação é apoiante e cunhado do candidato derrotado às últimas eleições, João Noronha Lopes.»

Pouco depois, João Noronha Lopes confirmou ter uma ligação familiar a Jorge Mattamouros, mas negou que tenha tido qualquer influência na decisão.

«O autor da ação judicial noticiada hoje é meu amigo e familiar, mas a minha ligação à referida ação termina aí. Respeito a decisão do autor enquanto benfiquista livre e independente, mas distancio-me sem hesitações do rumo escolhido», escreveu, em comunicado.

[Artigo atualizado]