O Benfica iniciou a temporada 2021/22 na sexta-feira, com a realização de testes físicos, e realizou esta manhã o primeiro treino da pré-epoca. No grupo de trabalho às ordens de Jorge Jesus estão cinco jovens que ainda não jogaram pela equipa principal dos encarnados.

O guarda-redes Samuel Soares, o defesa-central Tomás Araújo, o médio ofensivo Paulo Bernardo, o extremo Tiago Gouveia e o avançado Henrique Araújo lutam por um lugar no plantel principal do Benfica. Os cinco jogadores são internacionais sub-19 por Portugal e querem convencer Jesus.

Aqui fica uma breve apresentação:

SAMUEL SOARES: O guarda-redes de 19 anos e 1,89 metros nasceu em Sintra e chegou ao Benfica em 2013, depois de ter iniciado a sua formação na União de Tires. Ao serviço dos encarnados, Samuel Jumpe Soares foi campeonato nacional de iniciados e bicampeão de juvenis. Ainda como júnior de primeiro ano, estreou-se pelos sub-23 na época 2019/20 e fixou-se na equipa na temporada transata, disputando 19 jogos.

TOMÁS ARAÚJO: Natural de Famalicão, o defesa-central de 19 anos começou a jogar no Operário FC da cidade nortenha e passou ainda por Palmeiras (Braga) e Evolution Soccer Academy (Famalicão) antes de rumar ao Benfica, em 2016. Campeão de iniciados e juvenis, afirmou-se na equipa B na época passada, disputando 27 jogos na II Liga (um golo). Fez igualmente sete jogos pelos sub-23.

PAULO BERNARDO: O médio ofensivo de 19 anos é uma das maiores esperanças do Benfica, embora tenha falhado a segunda metade da temporada anterior devido a lesão no tornozelo direito. Antes, tinha realizado 17 jogos na equipa B (quatro golos), um pelos sub-23 e foi suplente não utilizado frente a Paredes e Rangers. Nascido em Almada, Paulo Bernardo está no Benfica desde 2010 e tem um currículo dois campeonatos nacionais de iniciados e um de juvenis.

TIAGO GOUVEIA: Natural de Cascais, o extremo de 20 anos começou a jogar na União de Tires, tal como Samuel Soares, e teve uma passagem pelos escalões de formação do Sporting, que representou até 2017. Chegou ao Benfica e sagrou-se campeão nacional de iniciados na época de estreia. Na temporada 2020/21, Tiago Gouveia jogou pelo Benfica B – 21 jogos e dois golos na II Liga – e pelos sub-23 – oito jogos e quatro golos.

HENRIQUE ARAÚJO: Nascido no Funchal há 19 anos, o avançado começou a jogar no Andorinha, o clube que viu nascer Cristiano Ronaldo. Seguiram-se várias temporadas de grande nível no Marítimo até assinar pelo Benfica, já em 2018, com 16 anos. Foi campeonato nacional de juvenis na primeira época, marcando 37 golos em 33 jogos, e tem mantido o registo goleador. Na temporada 2020/21, foi um dos melhores marcadores da II Liga com 11 golos – os mesmos que Gonçalo Ramos, que subiu à equipa principal – em 28 jogos e festejou por oito vezes em igual número de jogos pelos sub-23. «Tem coisas de Pauleta», diz Jorge Jesus.