* Por Rui Pedro Paiva

João Henriques, treinador do Santa Clara, em declarações na sala de imprensa do estádio São Miguel, após a derrota por 2-0 na receção ao FC Porto, em jogo da 23.ª jornada da Liga:

«Fizemos 12 remates à baliza, o FC Porto sete. Só que enquadrados foram dois para o FC Porto e deu golo e nós tivemos três enquadrados e zero golos. De resto, o Santa Clara fez um jogo muito competente, fez mais uma boa exibição contra um grande com qualidade individual e qualidade coletiva, a demonstrar que a equipa está num bom momento, apesar da derrota.

O Santa Clara mais uma vez deixou orgulhosa toda esta região e todos estes adeptos, porque viram a equipa a disputar um jogo contra uma equipa fortíssima. Somos a quinta equipa no campeonato que cria mais oportunidades de golo. E somos a equipa que tem o índice de eficácia mais baixo e isso é um facto. Não podemos fugir a ele.»

«É preciso ter uma pontinha de felicidade nesse momento. Não fomos felizes nessas duas bolas nos travessões e depois sujeitamo-nos. O chavão do futebol quem não mata, morre, concretizou-se mais uma vez. Aconteceu o golo naquele minuto, onde é mérito do adversário e algum demérito da nossa parte, porque sabíamos que o FC Porto é muito forte a fazer exatamente aquilo que fez e nos não fechámos tão bem como devíamos. Permitimos que o FC Porto tivesse a única oportunidade flagrante da primeira parte e concretizou.»