«FACTOS E ARGUMENTOS» é um espaço do Maisfutebol destinado a cruzar declarações ou teses com números e dados irrefutáveis. Por vezes, a alta velocidade do dia-a-dia condiciona a avaliação criteriosa do que é dito, sem o imperioso contraditório.

«Nós temos de olhar para aquilo que é a concretização do FC Porto e digo-lhe que este ano é aquele em que, talvez, temos mais oportunidades por jogo.»

Na antevisão do jogo deste domingo com o Famalicão, para a oitava jornada da Liga, Sérgio Conceição desvalorizou a falta de golos «saídos do banco», e apontou uma tendência do FC Porto 2019/20 para produzir mais oportunidades de golo.

Perante esta afirmação, o Maisfutebol recorreu à parceria com o Sofascore para conferir os dados (Opta), e chegou à conclusão de que Sérgio Conceição não fugiu à verdade dos números.

No que diz respeito à Liga, o FC Porto acumulou 24 grandes oportunidades de golo em sete jornadas, o que dá uma média de 3,4 por jogo. 

É o melhor registo desde que Sérgio Conceição assumiu o comando do FC Porto, e mostra uma tendência crescente.

Na primeira época, apesar do título conquistado, os dragões apresentaram uma média de 2,8 grandes oportunidades por jogo, e em 2018/19 subiram esse registo para 3,1.

Na presente temporada o FC Porto está com uma média de 3,4 grandes oportunidades por jogo, conforme já referido, o que confirma a veracidade da informação transmitida por Sérgio Conceição.