O melhor destas dez primeiras jornadas foi ter havido jogos.

Sim, porque se dependesse do anterior presidente da Liga e dos treinadores, sobretudo os que ocupam o banco dos grandes, não haveria campeonato.

Mário Figueiredo permitiu que o caos se instalasse na Liga. Os árbitros ficaram com as remunerações por receber, acumularam-se as dívidas mas mesmo assim o futebol sobreviveu à confusão. Boa.

Os treinadores dos grandes parecem olhar para o jogo como um tédio cuja existência tem apenas uma explicação; permitir que após o último apito se contem erros de arbitragem. Imagino-os à roda de uma mesa, noites a fio sem dormir, discutindo casos, somando foras-de-jogo, esgrimindo imagens e linhas imaginárias. Desconfio que o sonho de todos eles é trocarem o aborrecimento de treinar à chuva e aturar adeptos pela delícia dos programas de televisão onde se empilham casos.

Apesar disto, dizia, houve jogos. E atrás dos jogos alguns futebolistas excelentes e equipas que merecem elogios.

O Benfica lidera, já sabemos, mas não encontro ali grande coisa que justifique entusiasmo. Sobretudo porque não é simples esquecer a má figura na Champions. Tudo somado, é Talisca, a revelação destes primeiros meses e pouco mais.

O FC Porto continua sem perder e tem Brahimi, a estrela do campeonato. Mas persistem dúvidas e zonas cinzentas.

O Sporting trouxe-nos de volta Nani e já houve momento em que tudo aquilo parecia fazer sentido. Mas a irregularidade está lá e o primeiro balanço acaba por ser negativo.

A piada do campeonato têm sido as equipas de orçamentos escassos. O Vitória de Guimarães, que até já foi líder por dois dias. O Belenenses, que se formou a partir de quase nada. O Paços de Ferreira, outra vez casado com Paulo Fonseca. E por fim o Sporting de Braga de Sérgio Conceição, este com mais recursos do que os colegas de topo de tabela e para já o único que foi capaz de derrotar o campeão.

Tudo junto, tem sido um campeonato muito bom. Para os que reparam nos jogos, claro. 

Se não concordam, pensem nestes nomes: Hernâni, Deyverson, Bruno Moreira, Diego Lopes e Maazou. Nenhum deles joga nos grandes, todos são figuras da Liga.

Veja como vai a classificação

Lista dos melhores marcadores do Campeonato