Declarações do treinador do Sp. Braga, Abel Ferreira, na sala de imprensa do Estádio do Rio Ave FC, após a vitória por 2-1 sobre o Rio Ave, em jogo da 24.ª jornada da Liga:

«A aculturação de uma mentalidade de vitória de forma consistente leva tempo. O que viram ali foi o festejo de muito trabalho, de uma semana difícil.»

«Tivemos de lembrar-nos das nossas bases. Do que nos fez, em largos períodos deste campeonato, ser uma equipa de alto rendimento. Temos de dar o melhor de nós a todo o instante. É o que estes campeões do trabalho fazem. Todos os dias sabem que têm de se superar, porque sabem que a montanha é imensamente grande. E nós gostamos de desafios ambiciosos, mas realistas.»

«Temos de estar preparados para expulsões, penáltis, livres. Tudo faz parte do jogo. Podíamos ter perdido, mas com a consciência de que damos o nosso melhor. Isso é que é fundamental. O que nos pedem é que, a cada jogo, vamos aos nossos limites, na nossa capacidade técnica, tática, física e mental.»

«Nunca vão ouvir-me dizer que estamos perfeitos. Queremos superar os nossos recordes individuais, coletivos. Queremos fazer o que ainda não foi feito. Agora, há um caminho a percorrer. Uma das nossas funções é motivar as pessoas, iludir os adeptos através da nossa forma de jogar.»

Rio Ave-Sp. Braga: a crónica, o resumo e os destaques do jogo

«Esta equipa foi, das que estão à frente, a que mais mexeu do ano passado para este. E valorizamos o espetáculo sempre que possível. Não estávamos a atravessar um bom momento. Também disse que a confiança que tínhamos de ter neste jogo era o que cada um de nós sabia fazer. E depois saber dar a reposta tática. Não foi por acaso que, em metade deste campeonato, mais de metade dos nossos jogadores bateram recordes individuais. Estes jogadores andam no red line para dar esperança às nossas gentes.»

«O jogo só acaba quando o árbitro apita. E há vicissitudes com que temos de saber lidar. E manter o foco é que é difícil: ver, aqui e acolá, adeptos a assobiar, as coisas não estarem a sair bem e nós termos solidez e inteligência para fazer as coisas direitinhas até ao fim. Jogadores estão de parabéns, mantiveram foco nas tarefas individuais e coletivas. Foi um jogo que correu bem e com uma vitória inteiramente justa.»