Alan, capitão do Sp. Braga, em declarações aos jornalistas após a I Gala da Legião de Ouro, na qual foi eleito «Guerreiro do Ano»:

«Gostava de ficar conhecido como o Alan que praticava um bom futebol, alegre e que espalhava magia em campo.»

[Sonha levantar a Taça de Portugal no Jamor?] «Tenho esse sonho. No ano passado ficou próximo, mas é um sonho que ainda quero concretizar.»

[vai renovar?] «O meu desejo é permanecer em Braga. Agora vamos ver se falo com o presidente ou não. Tenho um carinho muito grande pelo clube e contribuiu para isso dentro do campo.»

[sobre o duelo europeu com o Sion] «Podemos esperar um Braga forte, a exemplo do que tem sido até agora, e a entrar em campo para vencer. Entramos sempre para vencer e este jogo não vai ser diferente.»

[o 3º lugar ainda é possível?] «Pela forma como está o campeonato penso que podemos sonhar, é livre. Penso que não se paga nada. É difícil, o quarto lugar é a nossa meta, vai ser difícil segurar, mas temos de olhar para a frente e se acontecer alguma coisa a mais toda a gente vai ficar feliz.»

[sobre a possibilidade de receber a Taça de Portugal de Marcelo Rebelo de Sousa, assumido adepto bracarense, que vai tomar posse como novo Presidente da República a 9 de março] «É um sonho meu e acho que dele também, e de todos os adeptos do Braga. Seria um orgulho enorme.»