Com 293 jogos somados ao serviço do Sp. Braga, Alan está a seis jogos de destronar o guarda-redes Quim do estatuto de jogador que mais vezes vestiu a camisola arsenalista. O brasileiro de 36 anos diz que que se trata de um facto «muito gratificante» e com «um significado muito especial, pela profissão e pelo carinho dos adeptos».
 
Alan falou aos jornalistas antes do treino matinal desta sexta-feira e entre vários assuntos abordou a possibilidade de o clube minhoto se intrometer na luta pelo título, numa altura em que o Sp. Braga está no terceiro posto da classificação, a seis pontos do líder Sporting.
 
«Isso é difícil, mas toda a gente sonha. Toda a gente sabe que o futebol português tem grandes equipas e é complicadíssimo, mas não é nada impossível. Mas temos de manter os pés no chão, porque a equipa é muito jovem», atirou o médio.
 
Instado a comparar o Braga atual, de Paulo Fonseca, com outras temporadas, quando o Sp. Braga foi vice-campeão e chegou à final da Liga Europa com Domingos Paciência ao leme, ou quando foi terceiro com Leonardo Jardim, Alan diz que se tratam de equipas distintas: «Este Braga é totalmente diferente, tem jogadores novos, os outros eram jogadores mais experientes, mas tem jogadores de qualidade. Continuamos fortes, mas diferentes».
 
Relativamente ao melhor momento que já viveu com a camisola do Sp. Braga, o brasileiro aponta de imediato «os dois golos em Manchester», completando que «nunca vai esquecer» esse momento.
 
«Liga Europa e Benfica? Primeiro há o Farense»
 
O próximo compromisso dos minhotos é a sul, no Estádio S. Luís, em Faro. Depois disso seguem-se as receções ao Slovan Liberec e ao Benfica. O capitão ainda não pensa nesses jogos. «Primeiro ainda temos o jogo contra o Farense, depois pensamos na Liga Europa e só depois sim, pensaremos no Benfica. Temos uma equipa jovem, mas com qualidade, jogamos jogo a jogo e todos os jogos são para ganhar», afirmou.
 
Para o embate com o Farense, Alan perspetiva um jogo complicado diante de uma equipa orientada por um ex-técnico do Sp. Braga, Jorge Paixão. O brasileiro mostra-se preocupado com o estado do relvado: «É um campo difícil, com um treinador de garra que já esteve aqui. Não sei se a relva vai estar em bom estado ou não, mas esses jogos são sempre de luta».
 
Alan falou ainda sobre o técnico Paulo Fonseca, elogiando o treinador do Sp. Braga. «É um excelente treinador e uma excelente pessoa. Tranquilo, conversa bastantes com os jogadores, tem as ideias fixas dele e está a dar certo. É muito calmo e sensato nas decisões», atirou.