Fernando Alexandre distingue-se mais pelas qualidades defensivas do que propriamente pela capacidade de fazer a diferença no ataque, mas a verdade é que esta época, na Académica, já fez golos decisivos: «ofereceu» duas vitórias históricas, uma sobre o FC Porto, e a outra em Braga.

«Héroi? Aqui não há heróis, pelo menos numa equipa como a Académica, não acredito que os haja. Foi um golo importante porque ajudou a equipa a conquistar a vitória, mas o que conta são os pontos. Se for um colega meu a marcar, a felicidade será a mesma», revelou o médio esta quarta-feira, na conferência de lançamento do jogo com os minhotos.

A Briosa tem, praticamente, a manutenção na mão, mas o discurso, desde o treinador aos jogadores, continua centrado na meta traçada no início da época. Mais vale jogar pelo seguro. Mas e depois?

«O primeiro objetivo, que queremos atingir o mais rápido possível, é, obviamente, os 30 pontos. Depois, sentimos que temos condições de lutar com qualquer equipa, com mais ou menos possibilidades, consoante o adversário. Jogo a jogo, sem grandes pressões, mas com a certeza de que conseguimos disputar qualquer encontro», admitiu.

O Sp. Braga é, justamente, um dos clubes por onde Fernando Alexandre passou, com muito pouco aproveitamento, por sinal. «Passei lá pouco tempo, não posso dizer que sinta o Braga de uma maneira diferente, fez parte da minha formação enquanto profissinal, mas passou. Foi uma passagem, que não correu como eu desejaria», desabafou, esperando um adversário de monta:

«Será um jogo difícil, contra uma equipa muito boa. Já os defrontámos este ano, tem grandes individualidades, vamos agarrar-nos às possibilidade que temos e ao nosso trabalho. Estamos a preparar o jogo da melhor maneira para conseguir um bom resultado. Percentagens?, não sei. Vamos lutar pelos três pontos, estamos perto do nosso grande objetivo, e tudo faremos, como sempre, para o conseguir.»

Em final de contrato com os estudantes, o experiente médio garante não ter tomado qualquer decisão quanto ao futuro, remetendo mais detalhes para o final da época, quando se sentar à mesa com os dirigentes do clube.