Sá Pinto está ciente da «emoção e paixão» que o dérbi minhoto frente ao V. Guimarães provoca nos adeptos e, por isso, promete «lutar arduamente» pela vitória no D. Afonso Henriques no jogo da 11.ª jornada da Liga. Rejeitando um cenário de crise no campeonato, o treinador assume a vontade de subir na tabela classificativa.

«Não sei de que pressão é que estão a falar. Nos últimos dez jogos temos sete vitórias, dois empates e uma derrota injusta. A equipa tem conseguido bons resultados, boas exibições e queremos continuar dentro dessa linha. Precisamos de mais pontos na Liga e estamos focados em conseguir mais pontos para podermos subir na tabela classificativa. Vai ser muito difícil, um dérbi, competitivo, com emoção e paixão dos nossos adeptos. É de máxima exigência de parte a parte e que pode decidir-se nos detalhes. Espero que sejamos mais felizes e eficientes do que eles», vincou o treinador em conferência de imprensa.

Assim sendo, os bracarenses olham para o dérbi como uma oportunidade de conquistar três pontos para agilizar a almejada subida na tabela. «É mais um jogo, um grande jogo, um dérbi entre duas grandes equipas e vamos querer lutar pelos três pontos. Vamos lutar arduamente para conseguir a vitória, porque essa é a única forma de estar. Queremos subir definitivamente na tabela e precisamos de pontos, sabendo que nada se decide à 11.ª jornada, mas são três pontos importantes ara nós», disse.

Questionado pela importância do jogo para os adeptos, Sá Pinto disse estar ciente disso mesmo e elogiou o adversário. «Os adeptos dão uma grande importância, estamos cientes disso e todos querem que o Sp. Braga ganhe. Tudo iremos fazer para que isso aconteça. O Vitória é uma boa equipa e está a jogar em casa, ambiciona estar nos primeiros lugares, em entrar nas competições europeias. Tem com jogadores de grande qualidade, como Lucas Evangelista, Edwards, João Teixeira, Davidson ou Bonatini. A qualquer altura, tendo espaço, podem criar-nos uma situação de desequilíbrio e uma situação complicada. Temos de ter atenção a todos, mas em especial aos jogadores que decidem mais», sublinhou.

O treinador do Sp. Braga referiu que nesta altura a exigência é maior na cidade dos arcebispos do que no V. Guimarães. «Temos objetivos diferentes e responsabilidades diferentes. O Vitória está a fazer um bom campeonato, mas nas outras competições não está ao nosso nível. Tem bons jogadores, mas não tem a nossa responsabilidade nos objetivos de época. O Sp. Braga é um clube que tem estado nos quatro primeiros, já é considerado um dos grandes e a pressão é diferente», disse.

O Sp. Braga será apoiado por cerca de milhar e meio de adeptos em Guimarães e o treinador diz que a equipa precisa dessa «crença e paixão» para o jogo com o Vitória. Os bracarenses jogam no D. Afonso Henriques às 20horas deste domingo.