A liga portuguesa não tem segredos para Paulo Futrre: o antigo internacional diz que já viveu muito e por isso sabe que é melhor ter um coração forte para as últimas jornadas.
«Isto está ao rubro. É pena não estar o FC Porto, seria o máximo, Mas seja o Benfica ou o Sporting a ganhar o campeonato, vai ser um justo campeão. Estão a fazer os dois um excelente campeonato. Faltam quatro jornadas e vai ser impróprio para cardíacos.»
Podia pensar-se que o Benfica está em vantagem, porque tem um campeonato mais favorável, sem visitas ao Dragão e a Braga, como tem o Sporting, por exemplo. Mas Futre diz que não é bem assim: a partir de agora não há jogos fáceis.
«Há milhões de exemplos, mas posso lembrar que há dois anos no campeonato espanhol, o Barcelona, o Atlético e o Real Madrid estavam na luta pelo título e nas últimas três jornadas nenhum ganhou nenhum jogo, só o Real Madrid ganhou a última jornada, mas já estava afastado da luta nessa altura.»
Por isso Paulo Futre diz que «a pressão que têm hoje os jogadores do Benfica e do FC Porto é uma coisa do outro mundo, é fora do normal».
«A ansiedade, o nervosismo, a pressão, são enormes, e é nestes momentos que os jogadores podem cometer erros, mesmo nos jogos que teoricamente podem ser fáceis. Por isso é difícil ganhar hoje qualquer destes últimos quatro jogos, seja com quem for.»
O FC Porto, já o tinha dito, está fora desta discussão e Paulo Futre lamenta-o. Mas avisa que uma época como esta costuma ser mau sinal para os rivais no futuro.
«Quem sou eu para criticar o presidente. Estamos a falar do melhor presidente de sempre do futebol, que acertou 95 por cento das vezes, desta vez falhou, mas lembro que em 2002 também estava a perder, depois foi buscar o Mourinho e ganhou tudo», referiu.
«Se eu poderia ser uma boa opção para diretor desportivo? O FC Porto tem pessoas que podem ser melhores diretores do que eu fui no Atlético Madrid. Acho que esse cargo tem de ser ocupado por um jogador mítico do clube, que não sou eu, mas há alguns por aí.»
Por fim perguntou-se se Jorge Jesus seria o homem certo para fazer de Mourinho, este ano: ou seja, para reergue o FC Porto como Mourinho fizera em 2003.
«O Jorge Jesus tem contrato, está num grande projeto e está feliz no Sporting, mas toda a gente sabe também que o sonho de Pinto da Costa é de facto o Jesus. Se ele pode ser o homem certo para o Dragão? Ele tem contrato com o Sporting. Por isso ele e o presidente do Sporting é que podem dizer isso...»