O Sporting joga quinta-feira na Alemanha, com o Wolfsburgo, sem aquela que tem sido uma das pedras fundamentais esta temporada: William Carvalho.
 
Só para se ter uma ideia, o médio defensivo é o segundo jogador mais utilizado por Marco Silva, sendo só ultrapassado pelo guarda-redes Rui Patrício. William Carvalho é aliás o segundo jogador mais utilizado em número de jogos (20) e em minutos (1672).
 
Ora por isso a ausência de William na deslocação ao terreno do Wolfsburgo obriga a fazer uma pergunta: como é que têm corrido os jogos do Sporting sem o médio defensivo.
 
Até agora Marco Silva deixou de fora William (por opção ou por obrigação) três vezes nesta temporada. Destas contas excetuam-se, claro, os jogos da Taça da Liga.
 
A primeira vez aconteceu por obrigação, logo à segunda jornada, na receção ao Arouca (William estava castigado) e o Sporting venceu por 1-0.
 
As duas outras ausências aconteceram ambas em jogos da Taça de Portugal, e ambas por opção: primeiro na deslocação ao terreno do Sporting de Espinho, vitória por 5-0, e a segunda na deslocação ao terreno do Vizela, triunfo por 3-2.
 
O Sporting ganhou sempre que não teve William, portanto, sendo que em três jogos sofreu apenas dois golos: e amboas em Moreira de Cónegos, frente ao Vizela.
 
Nas três ocasiões, refira-se, foi substituído no onze por Oriol Rosell.
 
Mas há mais: William já foi substituído cinco vezes durante os jogos, e em todas elas o Sporting não sofreu golos depois do médio defensivo ter abandonado o terreno de jogo.
 
Aconteceu com o Gil Vicente (vitória por 4-0), com o Penafiel (vitória por 4-0), com o P. Ferreira (empate 1-1, golo do Paços marcado antes da substituição), com o Chelsea (derrota por 1-3, todos os golos londrinos marcados antes da substituição) e com o Famalicão (vitória por 4-0).
 
A exceção aconteceu em Coimbra, onde William foi expulso aos 66 minutos e a Académica marcou, por Rafael Lopes, em cima do minuto 90, quando o Sporting tinha um jogador a mais.
 
Claro que estas contas não beliscam a qualidade de William: por alguma razão, aliás, o médio defensivo é o jogador de campo mais utilizado por Marco Silva. Servem apenas de curiosidade: pelo menos no campo teórico o Sporting já viveu bem sem William.