A polémica que estalou no mundo sportinguista depois da derrota 3-0 em Guimarães, e das críticas do presidente do clube, B runo de Carvalho, no Facebook, dominaram a grande entrevista dada pelo líder leonino, ao canal do clube, mas o dirigente abordou outros temas. Entre os quais as questões da formação.

«A nossa academia é certificada com dois Bolas de Ouro e oito jogadores na Seleção Nacional. Houve um estudo há pouco tempo que dizia que o Sporting é uma das quatro equipas que mais fornece jogadores ao continente europeu. Quem não sabe o que quer, não se preocupa. Sempre recrutámos miúdos», começou por dizer.

«No setor da formação, a redução foi das mais pequenas dentro da reestruturação financeira do clube. Dizer que se desinvestiu na formação foi outro dos mitos urbanos. Quando cheguei, as pessoas do recrutamento não recebiam há dois anos: há dois anos. Agora o recrutamento é pago mas não podemos andar dois anos para trás.» 

«
Se isso não foi feito nos últimos anos, então o que fizemos foi ir recrutar para os juniores. Contratámos alguns sun-19 que estão a adaptar-se a uma nova realidade mas vão conseguir impor-se», esclareceu.

«Acredito que a equipa de juniores pode fazer mais do que os resultados que fizeram na Liga Jovem da UEFA. Não fizemos bons resulados e isso tem reflexos na própria imagem que deixámos no exterior. Estamos eufóricos? Não. Estamos sim, crentes de que podemos fazer bem e nada está perdido. Há muito para melhorar na formação e perdemos tempo nos últimos anos. Com certeza que haveremos de melhorar.»

O presidente negou ainda a perda de vários ativos da estrutura de formação para os rivais: é mentira, garante.

«Na formação não saiu quase ninguém. Bento Valente saiu por razões pessoais. O desinvestimento não está na formação, esteve na equipa de futebol profissional e nas gorduras, ou seja, saíram quase 200 pessoas do clube. É falso que houve um desinvestimento que tivesse implicação na qualidade.»

«Houve jogadores com os quais não renovámos e foram parar a rivais, mas essa foi uma aposta nossa. Em termos de treinadores e staff, do Sporting para o Benfica, saíram seis pessoas nos últimos anos. Não consigo perceber a ideia de se dizer que o Sporting está a perder treinadores para os rivais.»

«Agora parece que a formação dos outros é fenomenal... mas nós é que temos seis jogadores na Seleção. Diz-se que o trabalho com a formação tem sido terrível ao contrário da vertente financeira. A formação do Sporting continua a estar em alta na representação na equipa principal e é ver quantos jogadores há na equipa Sub-20 e Sub-21.»

Bruno de Carvalho garantiu também que está a implementar uma política de formação que será a política de formação do clube, a qual não estará dependente do treinador A ou do diretor de formação B.

«Nós acompanhamos integralmente na escola e por vezes, se alguém tem um problema na escola, não joga... e ponto! Não interessa se é a vedeta da equipa ou não. Queremos ter bons atletas e bons homens no futuro. Isto por vezes tem condicionantes. Tratava-se o Sporting como um cachorrinho: "O Sporting é tão engraçado mas não sabe formar homens... Ou então  não tem cultura de vitória. Agora não é assim, temos um modelo do Sporting.»