O «minicampeonato dos clássicos» vai decidir-se no Benfica-FC Porto, da 30ª jornada da Liga. E para já, tal como na classificação geral, a vantagem está do lado da equipa de Jorge Jesus.
 
O Benfica empatou os dois duelos com o Sporting (ambos a uma bola), mas venceu no Dragão por dois a zero (bis de Lima), pelo que nesta altura soma cinco pontos nestes confrontos diretos.
 
O FC Porto tem agora apenas um ponto a menos, depois do triunfo claro sobre o Sporting (3-0). Os «dragões» perderam em casa com o Benfica, como já foi referido, mas tinham empatado em Alvalade (1-1), pelo que somam agora quatro pontos.
 
O Sporting chegou ao seu último clássico da época invicto, mesmo se incluirmos o duelo com o FC Porto para a Taça de Portugal, mas não conseguiu manter esse estatuto, só registado em quatro temporadas.
 
Com a derrota averbada nesta segunda visita ao Dragão, agora para a Liga, a formação leonina fica condenada ao último lugar deste «minicampeonato», com os três pontos que já tinha, resultantes dos empates caseiros com os rivais, para além da igualdade na Luz (tudo a uma bola).