No final do jogo de quinta-feira frente ao PSV, Leonel Pontes, treinador do Sporting afirmou que tinha cometido «um erro» ao lançar Vietto (titular) e Jovane (entrou na segunda parte). Questionado sobre essa declaração e se os jogadores estão disponíveis para a partida desta segunda-feira, frente ao Famalicão, Pontes esclareceu.

«Utilizei uma palavra de senso comum, mas queria coloca-la entre aspas, naturalmente. O que quis dizer é que foram dois jogadores que vinham de recuperação e não podiam jogar os 90 minutos. Em função das características deles e da exigência do jogo, podia haver risco de lesão porque só tinham feito um treino com a equipa», começou por dizer.

Na opção, ainda de acordo com o treinador do Sporting, pesou também o facto de ter ficado sem Jesé em cima da partida para a Holanda, devido ao problema gástrico que afastou o espanhol.

«Achei que seria importante incluí-los no grupo, porque quando a estratégia estava a ser preparada, o Jesé aparece-me com uma gastroenterite, e tivemos de lançar outro jogador. A decisão foi dividir o tempo de jogo entre o Jovane e o Vietto, porque eles não estavam em condições de jogar os 90 minutos e havia risco de uma recaída», esclareceu.

LEIA MAIS: tudo sobre o Sporting

Ainda assim, Pontes garantiu que «neste momento, ambos estão disponíveis», ao contrário do avançado Luiz Phellype, que ainda não vai ser opção para a partida.

De resto, o técnico deixou ainda em aberto a possibilidade de lançar Battaglia, médio argentino que esteve muito tempo lesionado, mas que já está a trabalhar com o grupo há algumas semanas.

«Ele está a voltar, sabemos da importância e experiência enquanto jogador, e sabemos o que passou para recuperar da lesão. É um jogador que está disponível para ajudar a equipa quando o entendermos. Se poderá ser esse momento? Sim, está na calha para poder entrar, mas a decisão ainda não foi tomada.»