MOMENTO:

Sporting
O empate em Setúbal, depois de três vitórias consecutivas, deixou o primeiro lugar a sete pontos do Benfica e pressionado pelo FC Porto na luta pelo segundo lugar. Pior do que isso: provocou um ruído tão forte que esta semana pouco se falou de futebol. Como é que a equipa, e como é que Alvalade, vai conseguir concentrar-se no que é realmente importante é uma pergunta legítima.

FC Porto
Depois de meses de turbulência, o FC Porto acertou a saída de Paulo Fonseca e apostou naquela que parecia uma solução de recurso. A verdade, porém, é que Luís Castro soma por vitórias os dois jogos feitos e pelo menos devolveu alguma tranquilidade à equipa. É por isso um Porto claramente melhor do que era, embora este também seja o teste mais difícil que o novo treinador já teve.

AUSÊNCIAS:
Sporting
Maurício (castigado)

FC Porto
Maicon (lesionado)

DISCURSO
Leonardo Jardim
«Acho que o FC Porto não ganhou qualidade de uma semana para cá, porque o FC Porto desde o início da época tem grandes intervientes e mantém a estrutura vencedora da época passada», referiu. Mas com certeza que nos factores anímimos os jogadores libertaram-se e o FC Porto está neste momento mais forte. Mas o Sporting tem de ter capacidade de ultrapassar essa força, em sua casa.»

Luís Castro
«Os resultados dos dois últimos jogos animaram bastante a equipa. Os jogadores estão muito confiantes, têm uma qualidade fantástica e têm-se empenhado muito na tarefa que cada um deve desempenhar em campo. A equipa está bem e muito entusiasmada com o jogo. Isso faz-nos ir a Alvalade com o objetivo de vencer, com respeito pela competência do adversário.»

HISTÓRICO:
Sporting e FC Portojá se defrontaram por 217 vezes e a vantagem é ligeiramente favorável ao FC Porto: 79 vitórias contra 76 vitórias do Sporting. Em Alvalade, dominam os leões, claro: 52 vitórias e apenas 22 derrotas. Curiosamente o Sporting já não vence em casa desde fevereiro de 2010: há quatro anos portanto. O FC Porto, esse, já não vence em Alvalade desde 2008.

EQUIPAS PROVÁVEIS:
Sporting:



Suplentes: Marcelo Boeck, Rúben Semedo, Vítor, Gerson Magrão, Wilson Eduardo, Capel, Heldon e Montero.


FC Porto:



Suplentes: Fabiano, Reyes, Quintero, Herrera, Licá, Ricardo e Ghilas.