Sem exceções nem convidados surpresa. O apuramento do Sporting para a meia-final da Taça de Portugal, eliminando o Feirense, instituiu algo inédito no futebol português: as duas competições nacionais a eliminar limitadas às mesmas quatro equipas nas meias-finais, sendo essas equipas os quatro primeiros do campeonato.

FC Porto, Benfica, Sp. Braga e Sporting. Eles vão discutir a Taça da Liga, já na próxima semana, depois vão decidir a Taça de Portugal, com as meias-finais a começarem na primeira semana de fevereiro. E são eles quem ocupa os primeiros lugares da Liga.

Desde que há Taça da Liga, vai fazer 12 anos, só por uma vez os semifinalistas das duas competições se repetiram. Foi em 2013/14, com Benfica, Rio Ave, FC Porto e Sp. Braga. As águias ganharam as duas finais ao Rio Ave, num ano em que venceram também o campeonato nacional, conquistando um «triplete» inédito. Mas não estavam as mesmas quatro equipas na frente da Liga. Se tomarmos como referência a data em que ficaram definidas as meias-finais, os quatro primeiros eram Benfica, Sporting, FC Porto e V. Guimarães.

De resto, não houve nada que se aproximasse do cenário atual. No ano passado por esta altura havia o dobro das equipas nestas três frentes, seis diferentes nas meias-finais das duas Taças: Desp. Aves, Caldas, FC Porto e Sporting na Taça de Portugal, leões e dragões na Taça da Liga, mais V. Setúbal e Oliveirense. E no campeonato os mesmos quatro desta época. Em 2016/17 eram mais ainda, nove ao todo, com sete clubes diferentes a discutirem as duas meias-finais. Em 2015/16 eram sete também nas meias-finais das duas Taças, oito no total.

Um clube exclusivo como nunca se viu, que afunila as decisões do futebol português e além disso multiplica clássicos. Haverá até ao fim da época mais três dérbis garantidos, que podem ser quatro: desde já o Sporting-Benfica da 21ª jornada da Liga, a 3 de fevereiro, mais as duas mãos da meia-final da Taça de Portugal, a primeira das quais prevista também para o início de fevereiro. E pode haver outro antes desses, se águias e leões se apurarem para a final da Taça da Liga, a 26 de janeiro.

Está em cima da mesa o mesmo cenário para os confrontos entre Sp. Braga e FC Porto: falta o da segunda volta de campeonato e os dois de Taça de Portugal, podendo ainda intrometer-se aqui a final da Taça da Liga.

Vem já aí de resto mais um Benfica-FC Porto da meia-final de Taça da Liga, na próxima terça-feira, ainda haverá o clássico do Dragão segunda volta da Liga. E podem voltar a defrontar-se na final da Taça de Portugal, se dragões e águias lá chegarem.

As meias-finais das duas competições nacionais desde a criação da Taça da Liga:

2007/08

TP: Sporting, FC Porto, Benfica e V. Setúbal

TL: V. Setúbal, Sporting, Penafiel e Beira Mar

2008/09

TP: FC Porto, Paços Ferreira, E. Amadora, Nacional

TL: Benfica, Sporting, FC Porto e V. Guimarães

2009/10

TP: FC Porto, Desp. Chaves, Rio Ave e Naval

TL: Benfica, Sporting, FC Porto e V. Guimarães

2010/11

TP: FC Porto, V. Guimarães, Benfica e Académica

TL: Benfica, Sporting, Nacional e V. Setúbal

2011/12

TP: Académica, Sporting, Oliveirense e Nacional

TL: Benfica, Gil Vicente, FC Porto e Sp. Braga

2012/13

TP: V. Guimarães, Benfica, Belenenses e Paços Ferreira

TL: Sp. Braga, FC Porto, Benfica e Rio Ave

2013/14

TP: Benfica, Rio Ave, FC Porto e Sp. Braga

TL: Benfica, Rio Ave, FC Porto e Sp. Braga

2014/15

TP: Sporting, Sp. Braga, Nacional e Rio Ave

TL: Benfica, Marítimo, FC Porto e V. Setúbal

2015/16

TP: Sp. Braga, FC Porto, Rio Ave e Gil Vicente

TL: Benfica, Marítimo, Sp. Braga e Portimonense

2016/17

TP: Benfica, V. Guimarães, Estoril e Desp. Chaves

TL: Moreirense, Sp. Braga, V. Setúbal e Benfica

2017/18

TP: Desp. Aves, Sporting, Caldas e FC Porto

TL: Sporting, V. Setúbal, FC Porto e Oliveirense

2018/19

TP: FC Porto, Sp. Braga, Benfica e Sporting

TL: FC Porto, Sp. Braga, Benfica e Sporting