Tiquinho Soares tem tudo acertado para trocar o FC Porto pelo Tianjin Teda.
O avançado brasileiro prepara-se para receber três milhões líquidos por cada um dos três anos de contrato com o emblema chinês, apurou o Maisfutebol. De resto, o avultado salário da equipa orientada por Wang Baoshan levou o futebolista a aceitar a proposta em detrimento do Lokomotiv de Moscovo.
O jogador de 29 anos fez esta terça-feira os habituais exames médicos na cidade do Porto a pedido do Tianjin Teda e deverá, ao que tudo indica, viajar para a China na quinta-feira.
Apesar de o FC Porto pretender uma verba a rondar os dez milhões pela saída de Tiquinho Soares, o negócio deverá ser oficializado por um valor inferior a seis milhões de euros. Estará, porém, em cima da mesa um acordo de patrocínios com a formação asiática que poderá render uma verba suplementar aos portistas. Uma situação idêntica à de Dyego Sousa quando se transferiu do Sp. Braga para o Shenzhen FC.
Desde o início de 2018 que, em todas as transferências de jogadores estrangeiros superiores a seis milhões de euros, os clubes chineses têm de pagar à Liga chinesa o equivalente ao valor gasto.
Tiquinho, que em Portugal representou também Nacional e V. Guimarães, chegou ao Dragão em janeiro de 2017 e na estreia fez um bis frente ao Sporting. No total, o avançado brasileiro fez 140 jogos e marcou 64 golos de dragão ao peito.
O jogador terminava contrato com o FC Porto em junho de 2021 e a renovação ou saída com encaixe financeiro neste mercado eram os cenários equacionados pelo FC Porto de há uns meses a esta parte.
Notícia originalmente publicada às 20:36 de 22-09-2020