Apesar de considerar ser «muito difícil», Pako Ayestarán referiu que o Tondela vai procurar ser a primeira equipa a bater o Sporting na Liga, num encontro referene à 23.ª jornada.

«Vamos procurar e tratar de ser a primeira equipa que será capaz de ganhar um jogo ao Sporting, mas a estatística está aí, com 18 vitórias e quatro empates, e sabemos que é muito difícil», admitiu o espanhol, acrescentando: «Estamos a trabalhar nas nossas oportunidades em tratar de analisar que situações nos podem levar a estar perto da sua baliza e, a partir daí, tratar que eles não aproveitem a profundidade».

O técnico dos beirões frisou que «a preparação é igual como para todos os outros jogos». 

«Com a diferença de que vamos jogar com o líder, a equipa que está a fazer uma época impressionante, creio que está acima do seu nível, com 18 vitórias, quatro empates e nenhuma derrota», destacou. 

Pako não poupou elogios aos leões e assumiu esperar dificuldades para o embate de sábado, mostrando-se consciência que o rival «vai exigir muito» da sua equipa. 

Neste sentido, admitiu que o Tondela tem de «estar perfeito, tem de ser muito agressivo no jogo e ser muito intenso» e «esperar que o Sporting não esteja no seu máximo nível», porque, defendeu, «em todos os jogos há uma oportunidade e neste também» e só espera estar «ao nível de aproveitar a oportunidade».

«O Sporting é uma equipa que defende melhor do que nós, ataca melhor do que nós, tem melhor transição do que nós, concede menos ocasiões do que nós, exceto [Sporting de] Braga, em dois jogos, [FC] Porto e recordo [Vitória de] Guimarães, são as única equipas que são capazes de fazer mais de 10 remates à baliza, os outros fazem uma média de seis. Com isso digo tudo», rematou. 

O espanhol deixou ainda elogios a Rúben Amorim, que conhece do tempo em que passou pelo Benfica, um técnico que, no seu entender, «já demonstrou que é capaz de obter o máximo rendimento de uma equipa como o Sporting que, não sendo o melhor plantel da Liga, está a obter um rendimento excecional».

Questionado sobre se tem alguma estratégia para combater os golos que o Sporting tem marcado nos últimos minutos, nas últimas jornadas, Pako Ayestarán admitiu que os jogadores do Tondela vão «procurar é chegar vivos aos últimos minutos e isso já será bom».

O Tondela recebe o Sporting no próximo sábado, às 20h30, no João Cardoso.