Pepa, treinador do Tondela, em declarações na conferência de imprensa, após a vitória da sua equipa, neste domingo, diante do Desp. Aves, que o técnico defende que garante a permanência do Tondela na I Liga, a três jornadas do fim do campeonato. 

«Nós encaramos sempre todos os jogos como se fossem finais. Este jogo era contra um adversário direto, nós temos algum conforto por termos vencido esses adversários - só perdemos para o Estoril no confronto direto - e isso é muito importante. Hoje demos um passo que faz com que esteja garantida [a continuidade na Liga] porque há jogos entre as equipas que estão abaixo de nós. Parece que são só oito pontos mas não porque é impossível que todos os adversários ganhem os jogos todos, porque há jogos entre eles. Está a ser uma época fantástica, mas ainda não acabou e nós queremos mais. Não vou estar aqui com meta de pontos, mas vamos já pensar no próximo jogo.Fizemos um grande jogo, não foi por acaso que isto aconteceu. Foi o quarto jogo consecutivo sem derrotas, o que é primeira vez que acontece na história do Tondela na I Liga, e que nos deixa muito orgulhosos. »

[sobre o jogo]

«Tivemos de alterar na primeira parte porque não estávamos a ter bola nem segundas bolas. Corrigimos rapidamente e começámos a ter mais bola e a dividir o jogo.E na segunda parte demos mais velocidade ao jogo e a partir daí as coisas acabaram por acontecer com naturalidade. Esta foi uma vitória muito importante, que foi valorizada pelo Desp. Aves. É  uma equipa recheada de bons valores individuais, com um treinador experiente e isso só valoriza o que fizemos dentro do campo.»

[sobre o auto-golo que abriu caminho para a vitória]  

«Foi importante para desbloquear, mas o golo não surgiu por acaso. Basta ver a movimentação que foi feita, que se repetiu várias vezes no nosso lado direito, porque era uma das coisa que tínhamos planeado como estratégia. Tanto que os três golos nascem daquele lado. As coisas não caíram do céu. É uma questão de insistir e acreditar que as coisas vão acontecer com naturalidade. E já estávamos a merecer há algum tempo um resultado destes.»

[ficar na primeira metade da tabela é importante para o clube?] 

«Há tanta coisa aqui que temos de valorizar, mas não queremos ficar por aqui. Antes pelo contrário. Temos o maior número de vitórias, de golos e de pontos na I Liga, mas queremos sempre olhar para cima. Somos ambiciosos e trabalhamos sempre no limite para conseguir os objetivos. Este é um clube que me diz muito e estou muito satisfeito por aquele grupo de trabalho, que é muito humilde e encara os jogos todos de pé na chapa e que não se amedronta com qualquer adversário. 

[como é festejar a permanência a três jogos do fim?]

(risos) «É um pouco esquisito, porque ainda estamos aqui um bocadinho a quente, mas o orgulho é enorme pelo que está a ser feito.»