Silas, treinador do Belenenses, em declarações na conferência de imprensa após o jogo que resultou no empate, em casa, diante do Jamor, no arranque da segunda volta para ambas as equipas.

«Foram duas equipas com jogadores bravos, num campo destes, impraticável, tanto nós como o Tondela lutámos muito, marcámos quatro golos e houve muita entrega. Eles melhor na primeira parte, nós melhor na segunda, com imensas oportunidades que não conseguimos marcar. Oportunidades muito, muito claras. De cabeça, recordo-me de sete e nem vou contar com o penálti.

Mas, no geral, o resultado ajusta-se porque não tivemos arte nem engenho para fazer mais golos. Mas saio muito contente com os meus jogadores pela segunda parte fantástica que fizeram. Eu já lhes disse a eles e agora quero elogiá-los publicamente. Estão uma equipa a sério e são bravos. Tal como o Tondela também foi.»

[o golo cedo fez mudar a estratégia?]

«Não foi o facto de marcarmos cedo. Nós queríamos sair a jogar curto e o campo hoje não dava, e o Tondela percebeu isso muito mais rápido do que nós. Eles jogaram sempre mais direto, e nós tivemos de fazer o mesmo na segunda parte. Não era chutão na frente, mas jogámos muito mais direto.

Alterámos porque tínhamos mesmo de alterar. Tudo o que trabalhámos, não dava para jogar num campo assim. Eles tentaram fazer o que tínhamos pedido ao longo da semana e na segunda parte tivemos mesmo de mudar. Se não mudássemos, perdíamos o jogo. Podíamos era ter percebido mais cedo.

Eu sou o primeiro a pedir-lhe para saírem a jogar de trás, mas hoje não dava. O campo estava impossível. Mas como eu lhes peço aquilo todos os dias, demorámos 45 minutos a mudar. Depois de percebermos isso, acho que fomos os melhores em campo.»

[olhando para a primeira volta, será um milagre fazer igual na segunda?]

«Não diria milagre. Sabemos a equipa que temos e na primeira volta não encontrámos equipas muito melhores que nós. Milagre seria se as outras equipas fossem melhores do que a nossa. Só houve uma equipa que nos foi superior no jogo, que foi o Sp. Braga. Mais nenhuma equipa nos foi muito superior. Além do Sp. Braga, talvez o Sporting, ligeiramente. Mesmo com o FC Porto, com quem nós perdemos, não acho que nos tenha sido superior nesse jogo. Por isso, não foi milagre. Não sei se a segunda volta poderá ser tão boa a nível de pontos.»