Vinicius Prattes confirmou esta quarta-feira a notícia que saiu da imprensa brasileira e que já chegou a Portugal: Leandro Damião tem uma proposta do Sporting e vai decidir até sexta-feira, diz ele, em que clube vai continuar a carreira.
 
«Recebemos uma abordagem do Sporting, temos estado a conversar aí com o pessoal e temos uma oferta boa, mas não é a única», referiu ao Maisfutebol.
 
Vinicius Prattes é, refira-se, o empresário de Leandro Damião.
 
«Tal como sabemos que o Sporting anda a observar mais avançados, também o Leandro tem mais propostas. À exceção do futebol brasileiro, que ele não quer, porque deseja jogar na Europa, temos uma proposta de Espanha, uma de Itália e uma da Alemanha.»
 
A imprensa já escreveu que a proposta de Espanha é do Bétis e de Itália é do Atalanta.
 
«Agora vamos ver. O Leandro está livre, pode assinar por qualquer clube e quer decidir até ao final desta semana. Eu acredito que até sexta-feira haverá uma decisão.»
 
Refira-se que o próprio Leandro Damião confirmou essa informação em entrevista à Radio Gaúcha, garantindo que vai decidir o futuro nos próximos dias, sem contudo adiantar os nomes dos clubes que estão interessados nele.
 
Ora o Sporting, garante o empresário, está bem colocado nesta corrida.
 
«Qual é a hipótese mais forte? O Sporting é uma forte hipótese, sim. É um clube que está em primeiro no campeonato português, disputa as provas europeias e tem um treinador com grande fama de projetar vários jogadores e apostar muito nos jogadores brasileiros.»

O Globoesporte fala de um contrato de seis meses, com opção de renovação automática mediante certos objetivos. «Isso eu não posso confirmar, porque me pode prejudicar», diz Vinicius Prattes. «Mas posso dizer que o Sporting é uma possibilidade muito forte.»
 
Leandro Damião é, recorde-se, um jogador livre, depois de ter conseguido através de um recurso na justiça brasileira a rescisão do contrato com o Santos. O ponta de lança deixou até, com essa desvinculação, de estar ligado à Doyen Sports, ficando com o passe na mão.
 
Ponta de lança de 26 anos, começou por despontar no Internacional Porto Alegre, clube no qual integrou a equipa que venceu a Taça Libertadores. Em três anos fez 89 golos e chegou à seleção brasileira, que já representou por dezassete vezes.
 
Em 2014 protagonizou a transferência mais cara da história do futebol brasileiro, ao mudar-se do Internacional para o Santos por 13 milhões de euros. No Santos, porém, não atingiu o nível que se esperava e desde então a carreira tem estado em queda.
 
Agora deseja dar um novo impulso através de uma transferência para o futebol europeu.

Veja o que fez Leandro Damião no último ano: