Depois de duas épocas, Pedro Martins deixa o comando do Rio Ave. O anúncio foi feito numa tertúlia e difundido, em vídeo, nas redes sociais, pelo treinador e pelo presidente do clube vilacondense.

«É um ciclo que se fecha. Quero ter outro tipo de experiências e é esse o meu caminho», disse o treinador, quando questionado sobre se queria tentar outros mercados. «Acho que está na altura de o Pedro Martins seguir outro caminho», disse, sem revelar qual o seu próximo destino, apesar de o presidente garantir que «é no estrangeiro».

Pedro Martins recordou ainda o percurso que teve no clube vilacondense frisando que «foram dois anos maravilhosos».

António Silva Campos, presidente do clube, afirma que já não esperava que o técnico ficasse. «Tive a consciência de que se fossemos apurados para a Liga Europa muito dificilmente ele continuaria no Rio Ave. Conversámos como dois amigos e chegámos a acordo.

Foi um dos nossos trunfos neste grupo muito forte. Terminou o ciclo com o Pedro. Foi assim com outros, com o Nuno Espírito Santo que foi para o Valência. O Pedro Martins fez um grande trabalho, foi cobiçado por outros clubes e pelo estrangeiro. A vida é mesmo assim. Temos agora de criar soluções. O plano A era o Pedro Martins, agora há o plano B, o plano C...»

«Já estava a antever [que ele saísse] e fui sondando. Já temos o perfil de treinador que queríamos, agora é uma questão de chegarmos a acordo», revelou o presidente, admitindo que «não vai ser fácil substituir o Pedro Martins» porque «deixa uma herança pesada».