[artigo atualizado: publicado originalmente às 13h00]

O 1º de Agosto desmentiu esta quinta-feira ter chegado a acordo com o Sporting para a transferência de Jacinto Muondo Dala, jovem avançado que é mais conhecido por Gelson. A contratação foi avançada pelo Football Leaks, que mostrava o suposto contrato entre os clubes, o qual pressupunha que jogador chegasse a Alvalade sem encargos financeiros.

No entanto, o contrato surgia apenas assinado pelos administradores da SAD do Sporting, pelo que, percebe-se agora, ainda não se tratava da efetiva consumação da transferência.

«A Direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto tomou conhecimento de notícias que estão a ser divulgadas relacionadas a uma provável transferência do jogador Gelson para o Sporting Clube de Portugal. Demos a conhecer que tais informações não correspondem à verdade,  já que o jogador mantêm  contrato válido com o 1º de Agosto para as próximas épocas desportivas», esclareceu o clube angolano no site oficial.

Por isso, e de acordo com o que é possível perceber, existe o interesse do Sporting no avançado angolano, ao qual o 1º de Agosto ainda não terá correspondido com a finalização de um acordo.

Os documentos divulgados pelo Football Leaks estabeleciam que o clube leonino ficaria com cem por cento dos direitos desportivos e 50 por cento dos direitos económicos: o 1º de Agosto garantia portanto cinquenta por cento de uma futura venda.

O clube angolano garantia também o direito de preferência sobre Gelson, no caso do jogador não ser inscrito nas equipas A ou B, nem ser emprestado a um clube da liga portuguesa ou das cinco maiores ligas europeias.

Ficava previsto também que Gelson viajaria para Alcochete no dia 1 de julho de 2016, a não ser que o 1º de Agosto estivesse nessa altura a menos de quatro pontos do líder do campeonato angolano: se assim fosse, ou seja, se o clube estivesse a lutar pelo título, Gelson manter-se-ia em Luanda até final do campeonato, para ajudar a equipa, viajando para Alcochete apenas a 1 de janeiro.

Refira-se que Gelson é um avançado de 19 anos, internacional AA, que apareceu na equipa principal do 1º de Agosto quanto tinha apenas 17 anos, lançado por Daúto Faquirá. Nas duas últimas temporadas, estabeleceu-se como titular, apontando nove golos na primeira e quatro na segunda. Pelo caminho já foi chamado sete vezes à seleção principal, tendo apontado três golos.

No último verão, o avançado foi colocado na órbita do Benfica, que o tinha referenciado.