O último dia do mercado de janeiro confirmou tendências. Sporting e FC Porto foram buscar mais um reforço cada um, no final de um janeiro que teve cinco em Alvalade e quatro no Dragão, se incluirmos o regresso de Gonçalo Paciência, enquanto no Benfica a janela serviu para saídas.

O Sporting foi o clube mais ativo no mercado. Rúben Ribeiro (Rio Ave), Wendel (Fluminense) e Misic (Rijeka) foram os primeiros a chegar. Depois os «leões» promoveram o regresso de Fredy Montero e por fim contrataram o lateral-esquerdo Lumor ao Portimonense.

E no mesmo dia saiu Jonathan Silva, cedido à Roma. Uma de sete saídas por empréstimo. Alan Ruiz rumou ao Colon, Iuri Medeiros ao Génova, Tobias Figueiredo ao Nottingham Forest. Mais cedências também na Liga: depois de Gelson Dala para o Rio Ave seguiram-se Mattheus Oliveira, no V. Guimarães, e Wallyson, no V. Setúbal. Os «leões» transferiram ainda em definitivo Oriol Rosell para o Orlando City, depois de meia época no Portimonense.

O FC Porto também viu chegar várias caras novas, todas sob a forma de empréstimo, ainda assim uma novidade por comparação com o frugal mercado de verão do dragão, quando apenas chegou o guarda-redes Vaná. Paulinho, cedido pelo Portimonense, mas também Waris, que chegou do Lorient, e ainda Gonçalo Paciência, chamado de volta depois de meia época de afirmação no V. Setúbal. E no último dia um reforço para a defesa, o venezuelano Osorio, cedido pelo Tondela.

Jorge Fernandes faz o percurso inverso, numa janela de mercado em que os «dragões» reforçaram o contingente de jogadores cedidos na Liga. O V. Setúbal recebe André Pereira, depois de perder Paciência, ao Portimonense rumaram Fede Varela e Galeno por empréstimo, além de Rafa Soares, este numa transferência definitiva, porque já estava atingido o limite regulamentar de jogadores cedidos a um clube: Inácio está em Portimão desde o início da época. Os dragões viram ainda sair Layún, cedido ao Sevilha, já depois de Alberto Bueno, que esteve fora das opções na primeira metade da época, ter rumado ao Málaga. E renovaram as cedências de Quintero (River Plate) e Walter (Paysandu).

Quanto ao Benfica, contratou apenas o médio sueco Erdal Rakip, mas para o emprestar de seguida ao Crystal Palace, sem passar pela Luz. Promoveu por outro lado a saída de seis jogadores, entre eles Lisandro López (Inter), Filipe Augusto (Alanyaspor), ambos por empréstimo, e Gabriel Barbosa, a terminar uma ligação estéril de meia época ao clube. Hermes, Pedro Pereira e César foram os outros jogadores cedidos, enquanto Salvador Agra voltou a ser emprestado, deixando o Desp. Aves para rumar ao Granada. Hamdou Elhouni, que estava cedido ao Desp. Chaves, rumou agora ao Desp. Aves, onde o Benfica também já tinha atingido o limite de três cedências. O último dia de mercado ficou marcado pelo abortar do negócio da saída do jovem Umaro Embaló para o RB Leipzig, por falta de acordo nas negociações.

O Boavista foi além dos «encarnados» o único clube que não apresentou qualquer reforço nesta janela. O Bessa teve de longe o mercado menos ativo da Liga, num janeiro que assinalou de resto alguns regressos familiares ao futebol português, como Diogo Figueiras, para o Sp. Braga, Ruben Micael para o Paços Ferreira, Artur Moraes para o Desp. Aves, Licá para o Belenenses ou ainda Nuno Reis e Yohan Tavares no V. Setúbal, este já a assinalar a chegada esta noite com o golo de calcanhar que deu o empate aos sadinos nos minutos finais em Chaves.

O V. Setúbal esteve aliás particularmente ativo neste último dia, com três reforços confirmados. Além de André Pereira, o turco Emrah Bassan, que chega do Galatasaray, e o chileno Thomas Rodriguez, do Génova.

Reforço sonante também  no Restelo: o extremo brasileiro Nathan, no Belenenses por empréstimo do Chelsea, que também já deixou a sua marca na Liga, ao marcar nesta ronda no empate com o Benfica.

Nos negócios internos, destaque óbvio para o Portimonense, que transferiu jogadores para dois «grandes», FC Porto e Sporting, e anunciou um reforço vindo do Inter Porto Alegre, Clóvis, mesmo no fecho da janela de mercado. E também para a mudança de Welthon, contratado pelo V. Guimarães ao Paços Ferreira.

Veja aqui todas as entradas e saídas na Liga em janeiro