O Sporting confirmou, através do jornal oficial, que vai receber no imediato dois milhões de euros: o clube transferiu 50 por cento dos direitos económicos de Elias por quatro milhões de euros, tendo de entregar metade desse valor (dois milhões de euros) ao Quality Football Ireland Limited.

No fundo, portanto, o Sporting e o Quality Football Ireland Limited mantêm 50 por cento do passe de Elias, cabendo a cada um 25 por cento. No futuro, no caso do Corinthians transferir o jogador, o Sporting tem direito a receber os restantes 25 por cento, num mínimo de 1,850 milhões de euros.

Sporting informa que poupa oito milhões de euros

A nota publicada no jornal do Sporting confirma também a existência de uma cláusula de salvaguarda de Elias: trata-se de uma cláusula habitual para os jogadores que saiam e que os impede de no futuro próximo poderem regressar a Portugal para representar FC Porto ou Benfica.

Neste caso a cláusula de salvaguarda é de 15 milhões de euros e estende-se até 2018: ou seja, se durante os próximos quatro anos o FC Porto ou o Benfica contratarem Elias, o Sporting tem direito a ser indemnizado pelo jogador no valor de 15 milhões de euros.

Refira-se por fim que o Sporting ficou ainda com um direito de preferência em casa do venda ou empréstimo de Elias.

[artigo original: 17h53]