O lateral-esquerdo Tripy Makonda está na lista de possíveis alvos da Académica para preencher uma das lacunas mais prementes do plantel, apurou Maisfutebol. Desde a saída de Lino, no início de Dezembro, que os estudantes estão no mercado à procura de um concorrente para Richard Ofori.
 
Nesse sentido, têm analisado várias opções, que lhes vão chegando à mesa de trabalho, e, entre elas, consta o nome deste esquerdino, de 24 anos, que esteve há quatro anos na agenda do Benfica. Na altura, era uma jovem promessa formada no Paris Saint-Germain, que defrontou inclusive os encarnados da Liga dos Campeões, mas a transferência não se concretizou.
 
Os responsáveis da Briosa conhecem, por isso, bastante bem o nativo de Ivry-sur-Seine (Paris), que tem feito uma «travessia no deserto» desde esses tempos ao serviço do maior clube da capital francesa. Desde 2011 que evolui no Brest, equipa que acabou por descer à II Liga do país, onde, esta época, tem sido menos utilizado e já estará, até, descartado pelo técnico.
 
Com contrato a terminar no próximo Verão, dar o salto para a Liga portuguesa é visto com agrado pelo jogador, que teria assim  hipótese de relançar a carreira. Em Coimbra, terá oportunidade de reencontrar Oualembo, igualmente franco-congolês, e com quem se cruzou no PSG, embora seja três anos mais novo do que o lateral dos estudantes.