Filipe Silva, presidente do U. Madeira, depois de confirmada a descida de divisão da equipa na última jornada da Liga, na derrota com o Rio Ave (1-2):

«Parece que a transparência do futebol está às vezes muito arredada  daquilo que é necessário para a verdade desportiva. Obviamente o União fez tudo para estar nesta Liga. Nunca foi ajudado, nunca foi beneficiado. Houve sempre um clima de crispação. Era o nevoeiro, era o problema de três equipas na Madeira.  Há coisas que se vão passando no futebol português que não são admissíveis. Isto nada abona para o produto futebol. A verdade é que já vínhamos sentindo nos últimos jogos, jogos com situações que estão documentadas. E ninguém fez nada. Inclusive pedi uma audiência ao presidente do Conselho de Arbitragem que demorou vários dias a responder. Quando respondeu, o e-mail foi para o «spam», isto na véspera da reunião. Eu entretanto estava em Lisboa e tivemos o cuidado de ligar a avisar  que iriamos chegar um pouco mais tarde, mas não esperaram. E quando lá cheguei só estava uma funcionária.»

(Empurraram o União para a II Liga?)

Não sei se empurraram, as regras é que não são iguais parab todos. Eu tenho de pagar impostos. Se eu tenho de pagar a Segurança Social, se eu tenho de apresentar as certidões, os outros também têm de o fazer. Porque se não estamos aqui a enganar-nos uns aos outros. Andamos a enganar as pessoas. Andamos a vender ideias às pessoas que não são verdadeiras.»

(Quais são os clubes que não têm a situação financeira regularizada?)

«É fácil saber. Basta ir à Liga e vai chegar a conclusões. Penso que isto é muito fácil: cruza a informação na Segurança Social, cruza a informação nas Finanças. Comprova com as certidões e tira logo a conclusão. Não é preciso ser muito inteligente para isto. Basta ir à fonte e vai chegar a muitas conclusões. Agora haja coragem de uma vez por todas colocarmos transparência neste processo.»

(Os culpados estão dentro ou fora do futebol? O União tamém não é culpado de estar nesta situação?)

«O União é culpado por ter descido, mas poderia ter feito mais do que fez. O União quando introduz bolas  na baliza do adversário que são sucessivamente anuladas… O caso do União-Moreirense, está documentado, o jogo com o Paços,  e com o Belenenses… e ainda há mais um jogo que não me lembro. Há uma série de jogos que nós ganhávamos. E só não ganhámos por erros. Costuma dizer-se no futebol que vamos ter prezuizo, mas depois vamos ter benefício. Nós não fomos beneficiados em nada. E quem o diz não somos nós. È o Record… Nós não tivemos um jogo durante resta época  em que tenhamos beneficiado.

Onde está a verdade disto tudo? A verdade é que descemos, mas vamos reerguer-nos e voltar.

(Vai repensar todo o projeto?).

«Vou pensar e inclusive vou repensar se vou continuar neste mundo do futebol. Já não há pachorra.»