Nasceu na Argentina e aterrou aos oito anos em Espanha. Uma década depois, Fede Varela evolui na equipa secundária do FC Porto. Em entrevista à revista «Dragões», o médio hispano-argentino confessa que não hesitou na hora de assinar pelos azuis e brancos.

«Não demorei nada, mesmo tendo propostas de outros clubes bons. O FC Porto é um clube muito grande. Foi tudo bom. Aqui, no Porto, estou muito perto da minha família, o que não acontecia na Suíça. Praticamente em duas horas de carro estou em casa dos meus país [na região de Vigo], ou eles na minha, e isso é muito importante para mim», realçou o jogador que já representou Celta e Stade Nyonnais.

Varela assume que sempre teve um apreço pelos «dragões». E lembra-se de crescer com os sucessos dos compatriotas Lucho González e Lisandro López ao serviço do FC Porto.

«Quando estava na Argentina sempre gostei deste clube. O meu pai era um seguidor atento e eu ouvia-o falar muito no FC Porto. E a verdade é que esse meu gosto foi crescendo nos anos em que vivi em Espanha. Isto porque também havia bons argentinos que nessa altura jogavam no FC Porto e o meu pai seguia-os muito. Eu admirava o Lucho, mais do que todos, porque jogava no meio campo, mas também o Lisandro», rematou o atleta de 20 anos.