[NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 17h50]

O Ministério da Administração Interna anunciou que será aberto um inquérito às agressões a uma família em Guimarães após o V. Guimarães-Benfica e revela que o agente da PSP envolvido já foi identificado.

Em causa imagens divulgadas pela CMTV que mostram um homem, acompanhado de dois filhos e do pai, agredido por um agente, após o encontro em que o Benfica se sagrou bicampeão nacional.

Fonte do MAI disse numa nota enviada à Lusa que «irá decorrer inquérito aos incidentes ocorridos» e que «o agente em questão já foi identificado».

26 detidos, inquérito ao agente de Guimarães e incidente no Campo Grande

José Magalhães, de 43 anos, foi o adepto envolvido no incidente. «Eu estava desesperado com a segurança dos miúdos. Já estávamos há meia hora, três quartos de hora parados dentro do estádio. Tivemos a compreensão de quatro agentes à porta do estádio que nos deixaram sair, mas depois, o comandante da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Guimarães, o senhor agente Filipe Silva, veio perguntar o que estava ali a fazer», disse à CMTV, acrescentando ter dito ao agente que as autoridades estavam a fazer um «mau trabalho».

José Magalhães, que foi constituído arguido, conta ainda que o agente da PSP lhe perguntou porque é que tinha levado as crianças para o estádio e que ele lhe terá respondido que «levava os miúdos para onde quisesse, onde houvesse festa e onde se sentissem bem».

Novos inquéritos

Mais tarde, o MAI determinou à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) a abertura de mais dois inquéritos aos incidentes ocorridos em Guimarães e em Lisboa que envolveram adeptos de futebol e elementos da PSP. Fonte oficial do MAI disse à agência Lusa que os inquéritos devem estar concluídos no prazo máximo de trinta dias.

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, determinou à IGAI a abertura de um processo de inquérito com vista ao apuramento dos factos praticados por todos os elementos da PSP que tiveram intervenção nos incidentes ocorridos junto ao Marquês de Pombal, em Lisboa, e artérias adjacentes, que envolveram elementos da PSP e adeptos de futebol, e que terminaram com a detenção de treze pessoas.

[NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 17h50]