Vítor Baía acredita que Julen Lopetegui é o treinador certo para o FC Porto neste momento, porque, graças à sua experiência com jogadores jovens, poderá «restituir» os valores do clube através da aposta na formação.

«Fico satisfeito com a escolha de um treinador que vem da formação, porque o futuro passa por aí. Só se consegue restituir determinados valores, como a entrega e a garra, através da formação», disse ao
Maisfutebol.

Trata-se da «famosa mística», segundo o ex-guarda-redes dos dragões, que lembra ter sido um exemplo disso mesmo.

«Isto só é possível com um misto entre jogadores de qualidade e jovens jogadores que sintam o clube», avisou a ex-glória portista, que espera que a equipa possa «regressar ao sucesso» com esta fórmula.

«Notava-se bem que era um líder»

Baía conhece Lopetegui desde que dividiram a baliza do Barcelona, em 1996/97. «Notava-se bem que era um líder», recorda. Na altura, o basco era o terceiro guarda-redes dos blaugranas, atrás do português e de Carles Busquets.

«Tínhamos uma boa relação e um bom ambiente entre os três. Claro que cada um fazia pela sua vida mas, como colega, não tenho nada a apontar-lhe», afirmou.

O ex-guarda-redes lembra-se do basco como «uma pessoa muito bem aceite pelo grupo», com «boa energia» e que todos respeitavam. «Sempre que era pedida uma opinião, Lopetegui era dos primeiros a manifestar-se», garantiu, acrescentando que viu «com agrado» o sucesso que o antigo colega teve como selecionador das formações jovens de Espanha.