Após três anos de interregno, com uma travessia que foi até ao terceiro escalão do futebol português, o Gil Vicente está de regresso ao escalão maior do futebol nacional e apresentou-se oficialmente esta terça-feira à imprensa.

Com Vítor Oliveira ao leme, o plantel gilista sofreu uma profunda reformulação comparativamente com a época passada. Recorde-se que o emblema de Barcelos disputou o Campeonato de Portugal, mas como tinha a subida garantida os seus jogos não valeram qualquer ponto.

No velhinho Adelino Ribeiro Novo apresentaram-se 24 jogadores, dos quais apenas cinco transitam do ano passado, sendo que se registam dezasseis caras novas. O lote fica composto com três jogadores que ascendem dos juniores à equipa principal.

A maioria dos reforços chega proveniente do Brasil, pelo que será um «galo com sotaque brasileiro» aquele que que se apresenta para o regresso ao convívio com os grandes do futebol português.

Dito, novo diretor geral do clube, justificou esta aposta com a dificuldade de assegurar jogadores que já estivessem em Portugal. «Escrutinamos bastante a Liga Portuguesa mas sentimos algumas dificuldades, porque queríamos muito, até neste contexto, de um grupo novo em que era importante ter o maior número de jogadores com experiência da Liga Portuguesa, mas é muito difícil contratar jogadores portugueses. Há um apetite muito grande de sair, porque há ordenados mais elevados do que se praticam em Portugal e é muito difícil conseguir esses jogadores. Tivemos que recorrer, na maioria, a estrangeiros, a fatia maior vem do Brasil, mas é normal», explicou.

O diretor geral do clube referiu ainda que o contexto do Gil Vicente é único, com esta subida desde o Campeonato de Portugal, referindo ainda que faltam chegar quatro reforços, nomeadamente um defesa central, um médio e dois avançados.

PLANTEL DO GIL VICENTE

Guarda-redes: Wellington, Brian Araújo (ex-júnior) e Bruno Ferreira (ex-Náutico);

Defesas: Kellyton (ex-Uberaba), Alex Pinto (ex-Benfica), Rodrigo Prado (ex-Ferroviária), Edwin, Rúben Fernandes (ex-Portimonense), Henrique Gomes (ex-Covilhã), Manuel Lopes (ex-júnior) e Arthur (ex-Ferroviária);

Médios: Kevin (ex-júnior), João Afonso (ex-Goiás), Soares (ex-Arouca), Ahmed, Claude Gonçalves (ex-Troyes), Leo Cordeiro (ex-Espinho), Juan Ruiz e Márcio Meira (ex-Armacenenses);

Avançados: Lourency (ex-Chapecoense), Erick (ex-Braga), Sandro Lima (ex-Grémio Anápolis), Samuel (ex-São Bernanrdo) e Rui Gomes.