FIGURA: XAVIER

Sexta assistência no campeonato para o extremo do Tondela, que está a fazer a melhor época da carreira no Estádio João Cardoso. O jogador de 26 anos, natural de Guimarães, foi este sábado o destaque individual de uma boa exibição coletiva por parte dos beirões, sendo decisivo para a vitória com um passe perfeito para Juan Delgado, no início da 2.ª parte. Voltou a ter ‘conta, peso e medida’ que quase resultava em golo do recém-entrado João Pedro, depois de uma primeira parte onde obrigou Douglas a duas defesas difíceis.

MOMENTO: O DOCE QUE DELGADO APROVEITOU

Soberbo e magistral. Duas das palavras que melhor descrevem o passe ‘teleguiado’ de Xavier, aos 56 minutos, que esteve na origem do primeiro e único golo da partida. O extremo do Tondela ficou na posse da bola ainda no seu meio-campo, sobre a esquerda, viu Juan Delgado desmarcar-se em correria vertiginosa pelo lado contrário e endereçou-lhe a bola de forma sublime, com um passe ‘adocicado’ a sobrevoar o campo na diagonal e a parar nos pés do chileno que, depois de correr alguns metros, atirou a contar.

FICHA DE JOGO E AO MINUTO

OUTROS DESTAQUES

Moufi: lateral-direito marroquino do Tondela fez um jogo muito competente a defender, anulando quase todas as acções ofensivas de Davidson. No ataque, Moufi lançou-se sempre que lhe foi possível, arrancando três cruzamentos que levaram perigo à área vimaranense.

Sergio Peña: começou o jogo ao lado de Tomané mas, progressivamente, foi-se aproximando de terrenos mais recuados para equilibrar a equipa a defender e participar mais na construção ofensiva.

Delgado: quarto golo do chileno no campeonato, que marca pelo segundo jogo consecutivo, depois de ter ‘molhado a sopa’ no empate (2-2) do Tondela em Vila do Conde. Trabalhou muito em termos defensivos e saiu aos 68 minutos.
 
João Pedro: o jovem médio de 25 anos chegou ao Estádio João Cardoso no mercado de inverno e estreou-se com a camisola do Tondela, frente ao clube onde «nasceu» para o futebol. Natural de Guimarães, João Pedro estreou-se pela equipa principal do Vitória em 2016 e os adeptos vitorianos não se esqueceram dele, este sábado, com uma grande ovação. 

Tozé: com dois remates, o médio foi o elemento que mais destacou no Vitória em toda a primeira parte. Tal como a equipa, baixou de rendimento na segunda parte.

Rafa Soares: é por norma um lateral ofensivo e este sábado voltou a mostrar porquê, conseguindo algumas iniciativas pelo flanco esquerdo. Esteve na origem de dois dos lances mais perigosos do Vitória, com cruzamentos para Tozé (30’) e Pepê (33’)