Está renhida a luta pelo quinto lugar da Liga.

Vitória de Guimarães e Moreirense já lá «estavam» e agora está também o Belenenses. As três equipas têm os mesmos 25 pontos, mas a formação de Moreira de Cónegos ainda não jogou nesta 16.ª jornada (recebe o Desp. Aves na segunda-feira).

A equipa lisboeta recebeu e venceu a formação vimaranense na tarde deste domingo, regressando assim aos triunfos, enquanto o Vitória somou a segunda derrota seguida depois de ter pontuado nas nove jornadas que antecederam o desaire na Madeira a meio desta semana.

Um golo bastou.

FICHA DE JOGO E AO MINUTO

Primeira parte dividida com o Vitória de Guimarães a ter maior posse de bola e a levar maior perigo à baliza de Muriel, com remates de Mattheus Oliveira - em duas ocasiões -, Wakaso e Tozé, mas foi o Belenenses que se colocou na frente do marcador.

Foi ao minuto 31, na primeira ocasião criada. Fredy rematou cruzado ao primeiro poste, Douglas defendeu como pôde, acabando a bola por sobrar para Henrique que, isolado, à frente da baliza só teve de encostar.

1-0 para o Belenenses, 15 minutos para jogar e a réplica da primeira meia hora de jogo. Vitória à procura do golo sem conseguir, também fruto de o Belenenses ter fechado muito o corredor central e ter obrigado a entrar mais pelas alas.

A segunda parte foi idêntica, mas teve o Belenenses mais perto do 2-0. Foi isso que se viu logo nos instantes iniciais quando Fredy atirou à malha lateral. O extremo recebeu cruzado na área, tirou Douglas do caminho e depois, já sem ângulo perto da linha de fundo, atirou contra a rede.

Ainda assim, o Vitória continuou a ter mais bola e a querer chegar ao golo, sem sucesso, obrigando Luís Castro a mexer, mas continuou tudo na mesma com Tozé a ser quem mais procurou o golo e Guedes perto dele.

As oportunidades saíram todas ao lado ou para as mãos de Muriel, que viu do outro lado Douglas fazer uma grande exibição. Licá e Fredy bem tentaram aumentar a vantagem do Belenenses, mas viram o guarda-redes vimaranense levar a melhor.

Ao cair do pano, Pedro Henrique ainda colocou a bola na baliza de Muriel, mas Artur Soares Dias não validou o 1-1. Falta ofensiva que, no entanto, não pareceu ter existido... e, logo a seguir, mais uma decisão incompreensível, mas para o Belenenses; Douglas subiu no terreno, Fredy viu e chutou à baliza com a bola quase a entrar e o árbitro a apitar para o final.

Três pontos para o Belenenses, que na próxima jornada defronta o Nacional, enquanto o Vitória jogará em casa com o Moreirense - que poderá ter os mesmos pontos ou estar já à frente na tabela.