FIGURA: Marega
Sofreu a falta que originou a expulsão de Tapsoba e inaugurou o marcador no Dragão. Curiosamente, a receção não foi perfeita, mas Bondarenko não reagiu bem e depois, aí sim, Marega fez tudo o que tinha de fazer. Tirou o ucraniano da frente e colocou bem o remate. Nos descontos ainda foi capaz de bisar. Marcou na Luz, bisou ao Vitória de Guimarães e está a aproximar-se da melhor condição física. A mota ainda não acelera como pode, mas já arranca bem.  

MOMENTO: expulsão de Tapsoba (minuto 1)
Marega isolou-se, Tapsoba carregou-o pelas costas, Carlos Xistra considerou que o cartão vermelho era ajustado. O Vitória jogou toda a partida com elementos a menos no Dragão.  

NEGATIVO: filas e mais filas na entrada e adeptos
A organização dos jogos no Dragão costuma ser exemplar, daí a estranheza. Antes e já com o decorrer do jogo, muitos adeptos tiveram de suportar filas anormais no acesso ao estádio. A explicação surgiu mais tarde: várias dezenas de pessoas compraram o bilhete junto de uma empresa que não tinha licença para emiti-los. Eram ingressos falsos. Tudo isso condicionou fortemente as entradas no estádio.

LEIA TAMBÉM: a crónica de jogo do FC Porto-Vitória

OUTROS DESTAQUES

Pepe

Saiu em cima do intervalo com um problema no joelho direito. Depois da monstruosa exibição na Luz, o experiente central estava a fazer mais uma exibição imaculada. Será reavaliado nas próximas horas para perceber qual a extensão da lesão e se terá hipóteses de ser opção para a Seleção Nacional.

Corona
Sérgio Conceição diz que é a opção mais fiável no momento para a lateral direita e o mexicano dá-lhe razão. O Vitória foi obrigado a baixar as linhas após a expulsão de Tapsoba e Corona aproveitou para fazer um jogo riquíssimo no plano ofensivo. A sua receção de bola é, provavelmente, a melhor da liga portuguesa.

Luis Díaz
Não teve a dimensão criativa apresentada na Luz, mas é um extremo que dificilmente jogará mal. Irrequieto, malandro, dinâmico, joga no risco e no limite.

Lucas Evangelista
Chegou há poucos dias e já foi titular no Dragão. Começou numa ala do ataque, mas baixou rapidamente para o meio-campo. Ivo Vieira conhece-o perfeitamente, dos tempos no Estoril-Praia, e entregou-lhe o comando da gestão da bola. Um jogo de bom nível, com dois remates relativamente perigosos à entrada da área azul e branca. Aos 75 obrigou mesmo Marchesín a fazer defesa complicada.

Bondarenko
Jogo infeliz, com dois erros graves no primeiro tempo. No golo do FC Porto erra o tempo de salto e não chega à bola e depois, minutos mais tarde, arriscou numa saída de bola e os dragões criaram perigo.   

Mbemba
Estreia absoluta na época 2019/20 e estreia muito positiva. Muito forte no passe, controlou tranquilamente o espaço defensivo e esteve perto do golo num cabeceamento forte, após canto na esquerda ao minuto 55.

Romário Baró
Segunda parte de nível muito alto, tanto na recuperação como na condução de bola. Faltou-lhe maior acerto no último passe. Bom remate aos 74 minutos, com Miguel Silva a sujar as luvas.