Acompanhe aqui AO VIVO o FC Porto-V. Guimarães

MOMENTO:

FC PORTO

Líder desde a primeira jornada, o FC Porto quer terminar a primeira volta no comando e manter os rivais a uma margem de segurança. Para isso tem de vencer o Vitória e manter o ritmo avassalador sobretudo nos jogos no Dragão. Mesmo com as baixas por castigo de Felipe e Herrera, a que se junta o lesionado Otávio, a equipa de Sérgio Conceição é claramente favorita nesta receção aos vimaranenses, que já afastaram da Taça de Portugal (4-0) há menos de um mês.

V. GUIMARÃES

Os vitorianos têm menos sete pontos na Liga do que na mesma altura na época anterior, enquanto os dragões têm mais sete. Além disso, saíram recentemente com uma goleada do Dragão e afastados da Taça. Será esta a oportunidade para desforra? Mesmo com quatro ausências a desfalcarem a zona central do meio-campo para trás Pedro Martins promete jogar olhos nos olhos com os dragões.

--

AUSÊNCIAS:

FC PORTO: Otávio, lesionado. Herrera e Felipe, castigados.

V. GUIMARÃES: Pedrão, Celis e Wakaso, lesionados. João Vigário, castigado.

--

DISCURSO DIRETO:

Sérgio Conceição (FC Porto): «Todos os jogos têm a sua história e com certeza este vai ter a sua e vai ser diferente do da Taça (há um mês, em que o FC Porto goleou o Vitória por 4-0). O Pedro (Martins) irá, com certeza, jogar olhos nos olhos com o FC Porto. Outros vieram ao Dragão mudando a estrutura habitual e jogando com bloco mais baixo. Depende do que o treinador da equipa adversária entender que é melhor para levar pontos daqui (…) Tenho onze jogadores e os suficientes para ficar no banco. Enquanto tiver onze não há problema nenhum. Gostava de ter todos à disposição, mas não é possível. Há uma coisa boa: não tenho de deixar ninguém de fora, toda a gente está convocada.»

Pedro Martins (Vitória Guimarães): «Temos de ser melhores do que o adversário, ter uma noite muito boa e o adversário uma noite menos boa. No jogo da Taça de Portugal, até ao segundo golo, isso foi conseguido da nossa parte. Vamos manter a nossa identidade, não vamos alterar nada. Perder por um ou por quatro é igual. Se não der ferramentas aos meus jogadores para poderem ganhar o jogo não faz sentido. É sempre isso que vou levar para o jogo.»

--

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O FC Porto venceu quase dois terços dos 164 duelos que disputou com o V. Guimarães ao longo da história: 105 triunfos para os dragões contra 23 dos vitoriaos (e 36 empates). Considerando apenas jogos na cidade do Porto, os azuis e brancos têm um domínio ainda mais pronunciado: 61 vitórias contra três (e 14 empates). O melhor resultado conseguido no Dragão pelo Vitória foi um nulo em fevereiro de 2005. O último triunfo dos minhotos foi ainda nas Antas, em abril de 1996.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC PORTO

Outros convocados: Casillas, Layún, Sérgio Oliveira, Óliver Torres, Hernâni, Corona e Tiquinho Soares.

--

V. GUIMARÃES

Outros convocados: Miguel Silva, Moreno, João Aurélio, Kiko, Rincón, Hélder Ferreira, Sturgeon, Texeira e Rafael Martins.