SIGA O FEIRENSE-V. GUIMARÃES, A PARTIR DAS 21H15 DESTA SEGUNDA-FEIRA, NO MAISFUTEBOL

MOMENTO

Feirense: chega a este jogo para defrontar o último adversário que derrotou na Liga esta época. Depois das duas vitórias a abrir o campeonato, a última ante o Vitória, o Feirense somou 16 jornadas sem qualquer triunfo. Ainda assim, vem em ligeira recuperação, com quatro empates consecutivos nas derradeiras quatro rondas. Em jogos oficiais, o último triunfo foi a 25 de novembro último – há mais de dois meses – ante o Marítimo (0-3) para a Taça de Portugal. É o ataque menos concretizador da Liga – 11 golos marcados – e, a par do Desp. Chaves, a segunda equipa que menos pontos tem em casa: oito.

V. Guimarães: porventura no ciclo menos positivo a nível de resultados, com quatro derrotas nos últimos cinco jogos, mas num confortável sexto lugar, com 28 pontos, a um do quinto lugar. Vem de duas derrotas tangenciais em Guimarães, ambas ante o Benfica (1-0), uma para a Liga e outra para a Taça de Portugal. Isto após ter batido o Moreirense em casa, no dérbi vimaranense. Longe do D. Afonso Henriques, somou 11 dos seus 28 pontos: três vitórias, dois empates e quatro derrotas. Curiosamente, nos últimos sete jogos oficiais, entre três vitórias e quatro derrotas, o Vitória venceu ou perdeu pelo mesmo resultado: 1-0.

AUSÊNCIAS

Feirense: Caio Secco, Luís Machado, Edson Farias, (lesionados). Babanco, Tiago Mesquita, Edinho (lesionado, em dúvida). Tiago Silva (castigado).

V. Guimarães: João Carlos Teixeira (lesionado).

DISCURSO DIRETO

Nuno Manta Santos (Feirense): «Queremos que os nossos adeptos saiam do estádio orgulhosos da equipa que sintam que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para os deixar satisfeitos e, naturalmente, para conquistar a vitória. Têm uma equipa [Vitória] de muita qualidade e tudo farão para regressar à Europa. Sabemos que pontos menos fortes teremos de explorar e que pontos fortes pretendemos anular. Tem um excelente jogo posicional, qualidade de construção e, nos últimos jogos, criou muitas situações de finalização.»

Luís Castro (V. Guimarães): «Gostaríamos de manter o nível dos últimos jogos, ter uma boa prestação. Ao nível da eficácia na finalização, gostaríamos de aumentar, chegando ao golo. A equipa vem de uma vitória com o Moreirense, teve prestações boas contra o Benfica, mas não conseguimos chegar ao resultado pretendido. O Feirense oferece os perigos das equipas com quem nos temos batido. Vamos para um jogo difícil, sempre com o pensamento de trabalhar ao máximo para conseguir um resultado positivo.»

HISTÓRICO DE JOGOS

As duas equipas já jogaram entre si por 19 vezes de forma oficial na história do futebol português, 13 delas para a Liga. Nestes duelos, o Vitória venceu oito, o Feirense três e houve dois empates. Só nos jogos para o principal campeonato em Santa Maria da Feira, condição desta segunda-feira – total de seis – o Vitória venceu três, o Feirense uma (na época passada) e houve dois empates. Nos últimos dois duelos, os fogaceiros venceram os minhotos. O último foi mesmo a derradeira vitória do Feirense na Liga esta época, à segunda jornada.

ONZES PROVÁVEIS

Feirense

Outros convocados: Bosinovski, André Moreira, Bruno Nascimento, João Tavares, Cris, Sturgeon, Brian Gómez, Zé Pedro.

V. Guimarães

Outros convocados: -