José Peseiro encara a receção deste sábado ao FC  Porto como um desafio «entusiasmante e motivante» mesmo os azuis e brancos sendo já campeões nacionais e com o Vitória já sem qualquer objetivo prático em disputa. O treinador quer «vencer para deixar uma última imagem mais condizente com a valia do plantel» que assumiu a meio da época.

«Jogar contra um dos três grandes é sempre bom, entusiasmante e motivante. Jogar contra o campeão mais ainda. Não há jogos diferentes, mas há que pensar de forma realista e assumir que é um jogo mais mediatizado. Sabemos que para vencer é preciso ser muito bom. Jogamos contra uma grande equipa, campeã e temos ambição e deixar uma boa imagem», referiu José Peseiro em conferência de imprensa depois de começar por dar os parabéns ao FC Porto pelo título conquistado.

O técnico considera que ainda há objetivos neste jogo, mesmo com o campeonato das duas equipas definido. «O Porto quer bater o recorde de pontos do Benfica e nós queremos vencer para deixar uma última imagem importante, para dar uma satisfação interna, aos adeptos e a nós mesmos, que se não fôssemos espoliados em Santa Maria da Feira estávamos a lutar pelos nossos objetivos neste momento», disse o treinador.

Assumindo que o futuro no clube está em aberto, nomeadamente a continuidade no comando técnico na próxima época, o treinador fez uma espécie de balanço, mas preferiu centrar-se no jogo com os dragões quando questionado se este jogo poderia ter alguma interferência no seu futuro.

«Em nove jogos, os pontos que fizemos por jogo faria 52 pontos de média, o que significa que neste momento estaríamos com o objetivo conseguido. Ganhar ao Porto é sempre ganhar ao Porto. O Porto só perdeu duas vezes para a Liga este ano, é sempre difícil, mas não é impossível», atirou.

Os vimaranenses partem para esta jornada em oitavo, podendo ainda matematicamente chegar ao sexto lugar ou cair para o nono posto da classificação. Pedrão é baixa por castigo e Welthon, Celis e Vigário falham o jogo devido a lesão. Raphinha treinou limitado durante a semana e Hurtado sentiu uma dor no derradeiro treino, pelo que estão em dúvida.

O embate entre o V. Guimarães e o FC Porto está agendado para as 16horas deste sábado no Estádio D. Afonso Henriques.