Declarações de Luís Castro, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (1-0) sobre o Moreirense:

«Era importante vencer, por tudo. Trabalhámos para ganhar, se possível jogando bem. Outro dos objetivos é ter a baliza a zeros. Vimos claramente que o Moreirense vinha com a intenção de ganhar, por tudo isso percebemos que era um jogo importante. Conseguimos o objetivo de ganhar à equipa que estava em quinto, mantivemos a baliza a zeros. O jogo teve períodos de qualidade intercalados com períodos de menor qualidade».

[Ivo Vieira defraudado com o espetáculo. Concorda?] «O jogo de futebol para mim é olhado de várias perspetivas. Ao longo da primeira parte fomos uma equipa dominadora, mas sem muitas situações de golo. Abordámos a área mas não o conseguimos fazer com eficácia. Na segunda parte abrimos com golo, procurámos o 2-0, o Pepê teve uma situação clara. Continuámos sem problemas defensivos, a nossa equipa esteve estável. Gostei do nosso momento defensivo, gostei do que fizemos após o golo, a partir do momento em que o Tozé é expulso, tivemos que ser realistas, baixámos as linhas e tentámos sair pelos corredores. Já fizemos muito melhor, mas foi uma exibição que me agradou pela entrega».

[Tozé ligado aos dois momentos do jogo. De que forma afeta o coletivo] «O jogador sabe que foi imprudente. Tentou dominar de cabrito no meio campo e depois fez uma entrada merecedora de vermelho, tal como uma ou outra do Moreirense deveria ter sido. Os grupos existem para resolver a coisa natural, estamos habituados a isso. Saiu da forma que menos esperava do jogo, com uma expulsão».

[Bom tónico para enfrentar duas vezes o Benfica e dar uma resposta ao que tem sido falado sobre a sua possível saída?] «A única resposta que tenho a dar é todos os dias à minha consciência, com o máximo do meu conhecimento e da minha ambição. Olho para os dezassete jogos do campeonato que temos pela frente, e espero que mais do que um na Taça de Portugal, como uma oportunidade para mostrarmos a nossa qualidade».

[Balanço da primeira volta?] «É bom não esquecermos que somos uma equipa com oito ou nove elementos a jogar de novo no Vitória. Gostaríamos de ter mais pontos, de estar melhor classificado, mas em função disto o Vitória está a construir uma boa base para ser mais forte no futuro. A nível da qualidade de jogo somos ainda um pouco inconsistentes. Na maioria das vezes acho que somos uma equipa a praticar bom futebol, embora por vezes não tenhamos conseguido por os jogadores não estar ligados. Ainda há pouco o Klopp dizia que estava surpreendido porque o Liverpool está com muitos jogadores novos».

[Meio campo com limitações] «Sim, o meio campo está em obras mas não quer dizer que a obra não se consiga concluir. Seja qual for o meio campo temos a esperança que tenham qualidade no jogo, vamos construir um meio campo diferente mas seja qual for o meio campo terá qualidade».