Depois do triunfo em casa do FC Porto, o primeiro da temporada, o V. Guimarães volta a jogar em casa com o Tondela, aquele que foi o primeiro adversário em jogos oficiais esta época. Há menos de um mês o Vitória foi eliminado da Taça da Liga pelos tondelenses e Luís Castro volta a frisar o valor da equipa de Pepa, assumindo que a sua equipa terá de estar focada.

«É uma equipa que não nos deixa tranquilos para o jogo, assim como todas as outras. Temos de estar todos alerta, não porque isso aconteceu [derrota frente ao Tondela], mas sim porque no futebol o risco é permanente. A competência do Tondela é muita, não mentimos quando o dissemos antes do primeiro jogo. É uma equipa que permite uma saída limpa por trás, em termos numéricos defende bem com muita gente. Devemos dedicar-nos ao jogo com inteligência e não só com o crer», disse Luís Castro em conferência de imprensa.

O treinador do emblema vimaranense adianta que a equipa está mais «motivada», mas «equilibrada» depois do triunfo no Dragão que sucedeu a três derrotas consecutivas. «Há um conjunto de resultados nos primeiros jogos que não nos são favoráveis que advêm da intermitência que a equipa tem, ainda não é capaz de manter consistência ao longo dos noventa minutos. Mesmo essa homogeneidade não sendo normal ao longo dos jogos merecíamos outros resultados. Falei que a equipa não tinha a confiança plena, porque são os resultados que validam uma forma de jogar. O último resultado é tão inesperado como uma outra derrota que tivemos no início de época. Deu confiança, mas não nos tira o foco da importância de trabalhar no dia-a-dia, nem tira a responsabilidade de olhar para o próximo jogo como o mais importante. Temos confiança, sim, mas equilibrada», sublinhou.

Nos primeiros quatro jogos oficiais o Vitória não conseguiu marcar golos em casa ao Tondela e ao Feirense, mas em contraponto marcou cinco golos na Luz e no Dragão. O treinador diz que vai «continuar a trabalhar» para melhorar a dinâmica da equipa, revelando que «pode haver uma ou duas alterações» na equipa.

Relativamente à janela de transferências, que termina pouco depois do jogo com o Tondela, o treinador mostra-se satisfeito com o que tem e foca-se no jogo. «Tenho na minha cabeça só o jogo com o Tondela, o foco está totalmente no Tondela. Olha para os meus jogadores como a equipa perfeita. Não estou à espera que venha um jogador ou outro para resolver problemas, há uma dinâmica de mercado, o fecho é amanhã, mas não é apelativo pensar nisso», vincou.

O embate entre o V. Guimarães e o Tondela está agendado para as 21h15 desta sexta-feira no Estádio D. Afonso Henriques.