Foi preciso recorrer ao foto finish para se encontrar o quinto classificado. Num sprint taco a taco no derradeiro jogo da Liga o Vitória venceu em Moreira de Cónegos (1-3) e igualou o Moreirense na classificação, agarrando a última vaga europeia devido ao confronto direto. A equipa de Luís Castro esteve a perder e teve de dar a volta ao resultado para cumprir o objetivo mínimo da temporada.

Há largas jornadas sendo dono e senhor do quinto lugar, o Moreirense partia em vantagem mas deixou-se apanhar pelo vizinho. Davidson e Osorio anularam a vantagem que Texeira tinha dado, selando assim o tal quinto posto perante um Moreirense histórico que fez a sua melhor época de sempre com Ivo Vieira ao leme.

Com o Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas bem preenchido, o último jogo da Liga teve todos os ingredientes, intensidade a espaços e incerteza no marcador. Foi mesmo na última pedalada que o Vitória se superiorizou ao vizinho do concelho.

AO MINUTO: ficha de jogo e principais lances

Bastava um empate ao Moreirense para segurar o quinto lugar que durante tanto tempo foi seu por mérito próprio. A jogar com a tranquilidade que esse dado proporcionava a equipa de Ivo Vieira entrou a ganhar com um golo à passagem do primeiro quarto de hora e facilitou ainda mais a tarefa.

Lance às três tabelas, Pedro Nuno tentou o remate cruzado que acabou por embater em João Carlos Teixeira, acabando sobrar para Texeira. Na cara de Miguel Silva o avançado não teve dificuldades relançou os dados do jogo e da luta pela última vaga de acesso às competições europeias.

O golo teve o condão de acordar o Vitória, que estava adormecido até então. Seguiu-se o melhor período dos vimaranenses com Ola John a fazer dólar o carrossel ofensivo da equipa de Luís Castro. O empate chegou apenas seis minutos depois com Pepê a lançar Dodô no lado direito para o lateral servir Davidson no coração da área.

Jogada bem desenhada num bom momento do Vitória, que circulou o esférico com critério e ameaçou um segundo de rajada. Mas o Moreirense recompôs-se rapidamente voltou a equilibrar a contenda, quebrando o ritmo nos minutos finais da primeira metade.

DESTAQUES: Davidson agarra Europa com um bis

Corria atrás do prejuízo o Vitória e parece ter entrado intranquilo na segunda metade. Muito preso de movimentos perante um Moreirense vertiginoso. O conjunto de Ivo Vieira ameaçou várias vezes o segundo e ia valendo Miguel Silva ao Vitória a suster vários remates com algumas defesas apertadas.

Num lance de bola parada o V. Guimarães definiu o encontro e terminou a temporada com um triunfo. Livre batido por Pepê na esquerda, Osorio aparece nas costas da defesa para finalizar de cabeça e decidir o jogo.

Trigueira ainda foi à área adversária, o Moreirense gladiou-se pelo quinto lugar mas o último lugar europeu ficou, de forma efetiva, na posse do V. Guimarães, mas apenas com recurso ao photo finish. Davidson bisou no último lance do encontro e desfez as dúvidas.

Os dois clubes de Guimarães terminam o campeonato com 52 pontos, assume a frente o Vitória frente ao vizinho no cair do pano sobre a presente edição da Liga.