O Nacional continua a recupera terreno na tabela classificativa, e às cavalitas de Tiquinho Soares garantiu um triunfo sobre o Vitória de Guimarães, depois de ter estado duas vezes em desvantagem (3-2).

O avançado brasileiro bisou e foi o protagonista do quarto triunfo consecutivo da equipa madeirense, que assim se cola na tabela classificativa ao adversário deste domingo, que somou a terceira derrota consecutiva.

Empenhado em encerrar o pior ciclo de resultados da época, na Liga, o Vitória de Guimarães aproveitou a primeira oportunidade para adiantar-se no marcador. Foi ao centésimo segundo de jogo que Licá aproveitou uma distração de Rui Correia e isolou-se a passe de Cafú, para inaugurar o marcador.

A mobilidade de Licá causou dificuldades iniciais ao Nacional, que respondeu em contra-ataque, com Tiquinho a fugir pela esquerda mas a ver João Miguel negar-lhe o golo com a perna esquerda (12m).

Dois minutos depois a equipa madeirense empatou mesmo, na sequência de um pontapé de canto. Rui Correia redimiu-se da falha no tento inaugural e restabeleceu a igualdade, mas mesmo à beira do intervalo cometeu uma grande penalidade que permitiu a Henrique Dourado dar nova vantagem à equipa vimaranense.

Mas bastaram sete minutos na segunda parte para o Nacional voltar a equilibrar as contas do jogo, e uma vez mais na sequência de um pontapé de canto. Nova assistência de Agra e uma vez mais Cafú a falhar na marcação, desta feita com Tiquinho Soares, ao segundo poste.

Pouco depois a equipa madeirense teve soberana ocasião para adiantar-se no marcador pela primeira vez, mas o cruzamento-remate de Agra encontrou o poste e Witi viu a recarga anulada por uma excelente defesa de João Miguel.

Mas a nove minutos do fim surgiu mesmo esse golo da vantagem nacionalista, apontado pelo inevitável Tiquinho Soares, após cruzamento de João Aurélio.

O Vitória arriscou tudo nos instantes finais e criou duas ou três oportunidades para salvar um ponto, incluindo um remate de Henrique Dourado que ainda bateu no poste, mas a equipa minhota não evitou o sétimo jogo sem vencer.