O Nacional recebe o Vitória Guimarães esta sexta-feira, às 21h00, num jogo da 27ª jornada da Liga que poderá acompanhar, minuto a minuto, no AO VIVO do Maisfutebol.

MOMENTO

NACIONAL: missão difícil para a estreia de João de Deus à frente da equipa da Choupana que ainda não venceu em 2017 e está afundada no último lugar da classificação com os mesmos pontos do que o Tondela, mas já a quatro do Moreirense e a cinco do Estoril. Esta será a primeira de oito jornadas que João de Deus terá para tirar a equipa madeirense do fundo do poço. Nas últimas oito jornadas, o Nacional perdeu com o Benfica (0-3), FC Porto (0-7) e Sporting (0-2) e somou cinco empates pelo meio.

V. GUIMARÃES: a equipa de Pedro Martins continua colada ao vizinho Sp. Braga, com apenas menos dois pontos, na luta pelo quarto lugar da Liga, recuperando da derrota diante do FC Porto (0-2), em fevereiro, com cinc jornadas consecutivas a pontuar, com destaque para o triunfo sobre o Rio Ave (3-0) na última ronda. Um jogo importante para os minhotos, até porque o Sp. Braga, no domingo, recebe o Marítimo, o sexto classificado.

AUSÊNCIAS

NACIONAL: Victor Garcia vai cumprir um jogo de castigo. Não há notícia de problemas físicos na Choupana.

V. GUIMARÃES: Josué, Tozé e Moreno estão suspensos, mas Rafael Miranda volta a estar disponível. Pedro Martins chamou dois jovens da equipa B – o central Denis Duarte e o lateral Sacko – para compor o grupo.

DISCURSO DIRETO

João de Deus: «Teremos um Nacional já com as minhas ideias, porque o que está para trás, para trás ficou, e tenho de dar um cunho pessoal para tirar a equipa da situação em que se encontra na tabela. Encontrei um plantel emocionalmente forte, que trabalhou bem e assimilou novos conteúdos».

Pedro Martins: «Preparamos muito bem estes quinze dias, de forma a que esteja toda a gente a um bom nível mental e físico. Sabemos dos dois meses importantes que teremos pela frente, temos toda a gente disponível, à exceção dos castigados, com enorme vontade de participar e fazer uma grande ponta final. Sinto o grupo algo ansioso porque quer rapidamente começar a competir, está com uma enorme vontade de participar nas finais»

HISTÓRICO

O histórico de confrontos entre estes dois emblemas na Choupana é claramente favorável à equipa da casa que, num total de 16 jogos, venceu 8, empatou 6 e perdeu apenas 2. Na última temporada, os madeirenses venceram por 3-2, com dois golos de Tiquinho Soares. Já esta época, no Estádio Dom Afonso Henriques, venceu o Vitória por 2-1, curiosamente, também com dois golos de Tiquinho Soares que agora marca golos no FC Porto.

EQUIPAS PROVÁVEIS

NACIONAL

V. GUIMARÃES