SIGA O RIO AVE-V. GUIMARÃES, A PARTIR DAS 15H00 DESTE DOMINGO, AO MINUTO, NO MAISFUTEBOL

MOMENTO

Rio Ave: com Daniel Ramos ao comando técnico, continua à procura da primeira vitória caseira para o campeonato e o jogo com o Vitória SC é o sétimo para tentar o dito feito, após três empates e três derrotas, todas estas nas últimas três jornadas caseiras. Ou seja, o Rio Ave já não pontua nos Arcos desde 1 de fevereiro. Num panorama global, a equipa de Vila do Conde tem-se valido dos pontos conquistados fora de casa, mas vem de duas derrotas seguidas sem marcar golos, ante Aves e Sporting. Os 32 pontos não dão tranquilidade total pela manutenção e o duelo deste domingo volta a ser crucial para tornar as contas mais fáceis a nível desportivo. Um triunfo pode rubricar melhor conforto nessa questão.

V. Guimarães: se o Rio Ave tem tido dificuldades em casa, os minhotos têm-nas tido longe de Guimarães e têm sido admitidas nas últimas semanas pelo treinador, Luís Castro, que quer inverter a intermitência com as boas prestações caseiras. Ora, longe do D. Afonso Henriques, o Vitória só somou um ponto nos últimos 12 possíveis e apenas um triunfo nas últimas oito deslocações: foi em Santa Maria da Feira, a 28 de janeiro. Nesses oito jogos, não conseguiu marcar em cinco deles, perdendo estes jogos todos por 1-0. Quando marcou um golo, empatou 1-1. E ganhou, como já se disse, ao Feirense, por 2-1. Um registo que tem, reforce-se, sido equilibrado com os jogos em casa: quatro vitórias nos últimos quatro jogos no Minho. Um triunfo permite reduzir para o um ponto a diferença para o quinto lugar, pertença do Moreirense, que empatou este sábado, nos Açores.

AUSÊNCIAS

Rio Ave: Nélson Monte (lesionado).

V. Guimarães: André André (lesionado).

DISCURSO DIRETO

Daniel Ramos (Rio Ave): «São duas equipas que vão lutar pelo triunfo, mas espero que sejamos nós os vencedores. Estamos focados, cientes das responsabilidades e acredito que, apesar da dificuldade, vamos conseguir um resultado que, no final do jogo, seja uma alegria para os nossos adeptos.»

Luís Castro (V. Guimarães): «Temos conseguido bons números em casa, o que dá sempre esperança para o próximo jogo, mas o certo é que temos falhado muitas vezes na abordagem aos jogos fora. Queremos transportar um bom jogar, um bom resultado e uma boa dedicação ao jogo, com uma ambição muito grande em conquistar os três pontos.»

HISTÓRICO DE JOGOS

Rio Ave e Vitória SC já jogaram entre si para as competições do futebol português em 56 ocasiões. Saldo de 29 triunfos dos minhotos, para 12 da equipa de Vila do Conde e 15 igualdades. Desses 56, 49 foram para a Liga, com saldo igualmente favorável ao Vitória: 28 vitórias, nove derrotas e 12 empates. Destes 49, 24 foram na condição deste domingo, em casa do Rio Ave. Aí, o equilíbrio é mais notório, mas favorável historicamente ao Vitória: dez triunfos, para sete do Rio Ave e sete igualdades.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Rio Ave

Outros convocados: Paulo Vítor, Júnio Rocha, Tarantini, Bruno Moreira, Gelson Dala, Carlos Júnior, Nuno Santos.

V. Guimarães

Outros convocados: -