O Maisfutebol apresenta, uma a uma, as 18 equipas da Liga 2019/20, que arranca nesta sexta-feira, 9 de agosto

Calendário do V. Guimarães

Ivo Vieira fez o curto caminho até Guimarães depois da excelente época que terminou com o sexto lugar do Moreirense, para render Luís Castro e conduzir uma equipa que volta a ser europeia. Um desafio que o novo treinador está a agarrar com segurança, naquela que é a equipa mais rodada da Liga nesta altura, por força da entrada em competição na Liga Europa ainda em julho. E que assume como objetivo para o campeonato a ambição de repetir a presença europeia.

Quatro jogos, quatro vitórias, nove golos marcados e zero sofridos. O Vitória de Ivo Vieira já jogou em duas competições esta época, está com um pé no play-off da Liga Europa, está na fase de grupos da Taça da Liga e é embalado por estes resultados que encara o arranque do campeonato. Lançado, para já com uma equipa assente no plantel da época passada e na valorização de alguns jovens da formação do clube. E ainda faltam jogadores que entrarão à partida nas contas, como André André e Wakaso, lesionados.

Os sinais de estabilidade começaram no mercado. Houve saídas de alguns jogadores importantes na campanha da época passada, como Tozé ou os emprestados Osorio e Mattheus Oliveira, mas o grosso do plantel manteve-se. Reforços são para já sete, entre eles o avançado André Pereira, cedido pelo FC Porto, o nigeriano Mikel Agu, que se desvinculou em definitivo dos dragões, o guarda-redes Jonathan, ex-Moreirense, ou o central ucraniano Bondarenko, que deixou o Shakhtar Donetsk, antes de Paulo Fonseca e agora de Luís Castro. Além disso o Vitória garantiu em definitivo o médio Pêpê, que esteve em Guimarães na época passada cedido pelo Benfica.

Depois há os jovens da formação vimaranense promovidos à equipa principal, alguns a tornarem-se desde já casos sérios de afirmação na equipa: o central Tapsoba e o médio Al Musrati, ambos titulares nos quatro jogos da época. Há ainda o médio André Almeida, de 19 anos, e o avançado João Correia.

Foi com a prata da casa, quase sem espaço para os reforços até agora, que Ivo Vieira atacou este início de época frenético, que pouco espaço deixa para treinar. É em andamento que o treinador está a aproveitar o que de bom vem de trás, enquanto passa as suas próprias ideias. Está a correr sobre rodas, por agora, ainda que Ivo Vieira ainda espere ganhar mais profundidade no plantel. O novo presidente do clube já admitiu que ainda poderá vir a reforçar a equipa, para uma época que será seguramente longa e exigente, sobretudo se o Vitória chegar à fase de grupos da Liga Europa.

Objetivo: Repetir apuramento para as competições europeias

Classificação época passada:

Melhor classificação: 3º (4 vezes, a última das quais em 2007/08)

Treinador: Ivo Vieira

O plantel do V. Guimarães

Entradas: Jhonatan (Moreirense), Ibrahim Touré (Córdoba), Bondarenko (Shakhtar Donetsk), Lucas Soares (Alverca), João Pedro (Trofense), Mikel Agu (FC Porto), André Pereira (FC Porto, empréstimo)

Saídas: Tozé (Al Nasr), João Afonso (Santa Clara), Osorio (fim de empréstimo do FC Porto), Mattheus Oliveira (fim empréstimo), Dodô (fim empréstimo), Hélder Ferreira (Paços de Ferreira)

Equipa-tipo:

Atenção a:

Edmond Tapsoba

Tem 20 anos mas joga como gente grande. Seguro a defender, oportuno a sair a jogar, além da qualidade uma maturidade notável a deste central nascido no Burquina Faso que chegou a Portugal há dois anos para os juniores do Leixões e se mudou ainda na primeira temporada para Guimarães. Fez 11 jogos pelos sub-19 e subiu à equipa B, onde na época passada fez 30 jogos e marcou sete golos.

O D. Afonso Henriques já confirmou essa veia goleadora. Tapsoba bisou naquele que foi até agora o único jogo do V. Guimarães em casa, a vitória sobre o Jeunesse que confirmou o apuramento para a terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

Ivo Vieira não teve dúvidas e apostou em Tapsoba desde a primeira hora, como uma das referências da equipa no centro da defesa. O defesa respondeu à altura. Parece haver mesmo algo especial a despontar em Guimarães.

As 18 equipas da Liga, uma a uma