Acompanhe aqui AO VIVO o V. Guimarães-FC Porto

MOMENTO:

VITÓRIA GUIMARÃES

Os vimaranenses falharam o acesso à Europa e a época não correu de feição. À entrada para a última jornada, o Vitória está no 8.º lugar, com 43 pontos, e poderá chegar ao 6.º, caso ultrapasse Boavista e Desp. Chaves, mas também, cair para 9.º. O conjunto agora orientado por José Peseiro, que sucedeu a Pedro Martins a meio da época, não conseguiu vencer três jogos oficiais seguidos, tendo diante do FC Porto a derradeira oportunidade.

--

FC PORTO

Duas épocas depois, Sérgio Conceição regressa ao berço com o título de campeão no bolso. É inevitável recordar o V. Guimarães-FC Porto de 2015/16, quando Sérgio Conceião estava no banco vitoriano e era o escolhido para substituir Lopetegui no banco do FC Porto, tendo acabado por perder o lugar para José Peseiro, que agora é técnico do Vitória. Os treinadores trocaram de papéis e Conceição regressa ao Estádio D. Afonso Henriques como conquistador da Liga e com um recorde de pontos no horizonte. O derradeiro jogo da época será o da consagração em Guimarães, antes da celebração na Baixa do Porto.

--

AUSÊNCIAS:

Vit. Guimarães: Pedrão, castigado. Celis, Vigário e Welthon, lesionados.

FC Porto: Danilo Pereira, Diogo Dalot, Reyes e Otávio, lesionados.

--

DISCURSO DIRETO:

José Peseiro (Vit. Guimarães): «Jogar contra um dos três grandes é sempre bom, entusiasmante e motivante. Jogar contra o campeão mais ainda. Não há jogos diferentes, mas há que pensar de forma realista e assumir que é um jogo mais mediatizado. Sabemos que para vencer é preciso ser muito bom. Jogamos contra uma grande equipa, campeã e temos ambição e deixar uma boa imagem. O FC Porto quer bater o recorde de pontos do Benfica e nós queremos vencer para deixar uma última imagem importante, para dar uma satisfação interna, aos adeptos e a nós mesmos.»

Sérgio Conceição (FC Porto): «As estatísticas, aquilo que são os recordes, passam-me um bocado ao lado. É evidente que o foco principal era preparar este jogo da melhor forma. Representamos uma instituição que merece o maior respeito do mundo e vamos atrás de ganhar os três pontos e de dignificar ao máximo este emblema que representamos. A marca de 88 pontos coincide com essa marca e ficaremos contentes se assim o conseguirmos mas não passa disso. Nunca fez parte do meu discurso na preparação de jogos qualquer tipo de recordes. Nunca dei a equipa, tirando uma exceção ou outra. O Felipe vai jogar. O resto da equipa só vão conhecer amanhã.»

--

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

No total de 165 duelos entre as duas equipas, o FC Porto leva clara vantagem (106 vitórias, contra 23 dos vitorianos). Mesmo tendo em conta os jogos em Guimarães para o campeonato a vantagem azul e branca é clara: 34 triunfos contra 16 (e 22 empates). Na última década, o Vitória venceu apenas um jogo ao FC Porto, 1-0 em janeiro de 2016, precisamente com Sérgio Conceição como treinador.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS:

VIT. GUIMARÃES

Outros convocados: lista não divulgada.

--

FC PORTO

Outros convocados: lista não divulgada.